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Caros associados, com os melhores cumprimentos, aqui V/deixamos a "Newsletter nº 15" do Mais Informação Digital.

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Informação sobre a Lei 78/2015 - Transparência na Comunicação Social - Inserção de dados na plataforma digital: até 31maio2016

Caros associados, para que não persistam dúvidas sobre quem terá que registar os dados na plataforma digital da ERC, voltamos a informar que, todas as publicações registadas na ERC (ex-ICS, ex-AACS, ex-GMCS), incluindo as pertencentes a “Fábricas da Igreja…” desde que não estejam isentas de registo (ao abrigo do Dec. Regulamentar 8/99  de 9jun, Artº 12º nº 1 a), são obrigadas a aceder à plataforma digital, fazer o respetivo registo e inserir os dados, mencionados no Dec-Lei 78/2015 …  Veja como inserir os dados na plataforma digital?...

Ler mais.

Este ano, a título excecional, a ERC prolongou o prazo para o preenchimento dos dados, na plataforma digital, até 31 de maio de 2016.  Ver página da ERC

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Reunião de Assembleia Geral da Visapress

A Reunião de Assembleia Geral da VISAPRESS - Gestão de Conteúdos dos Media, CRL, que visa proteger os direitos de autor das publicações aderentes e da qual a AIC é membro cooperador desde a sua fundação, teve lugar na sede da Motorpress, em Algés, no dia 28 de abril pelas 15h00.

A AIC esteve presente e foram tratados os seguintes assuntos:

1. Análise e Aprovação do Relatório e Contas de 2015 e do Plano de Atividades para 2016 com o parecer do Conselho Fiscal e proposta de aplicação de resultados;

2. Análise e Aprovação da definição dos critérios gerais da política de utilização dos fundos sociais e culturais para 2016, Orçamento para 2016 e parecer do Conselho Fiscal;

3 - Apresentação e Aprovação das Tarifas para 2016;

4- Diversos.

Não havendo qualquer outro assunto importante a realçar, todos os pontos mencionados, foram aprovados por unanimidade pelos cooperadores presentes.

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 Dia Mundial da Liberdade de Imprensa: Conferência

Inserido no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado a 3 de Maio, foi realizada uma Conferência, na biblioteca da Assembleia da República, levada a cabo pela Associação Portuguesa de Imprensa (API),  que contou com uma audiência de cerca de 60 pessoas.

Para além das Várias Entidades convidadas pela API, foi também convidada a Direção da AIC e os seus associados que quisessem estar presentes neste evento, que contou na mesa com alguns ilustres oradores da imprensa: Dr. João Palmeiro, Presidente da API, Drª Sofia Branco, Presidente do Sindicato dos Jornalistas, Drª Edite Estrela, Presidente da 12ª Comissão Parlamentar, Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, Dr. Francisco Pinto Balsemão, Chairman do Grupo Impresa, Dr. Henrique Pires Teixeira, Advogado/Jurista, Dr. Octávio Ribeiro, Diretor do Correio da Manhã, Prof. Dr. Jonatas Machado, Universidade de Coimbra, Dr. Vasco Marques Correia, Advogado, Dr. Pedro Camacho, Diretor da Agência Lusa, Dr. Jorge Lacão, Vice-Presidente da AR, entre outros ilustres Deputados e Entidades ligadas ao setor dos Media, que nos enriqueceram com alguns assuntos mediáticos relacionados com a liberdade da imprensa.

Salientamos e gradecemos tanto o convite da Direção da API como a presença do N/associado Eng. António Marques, diretor do jornal "Raio de Luz", que se juntou à AIC na participação deste evento e fez uma reportagem em vídeo e fotos sobre o mesmo, informando estarem à disposição da AIC e dos associados que o solicitem. Pode também obter mais pormenores do evento, na página da API: www.apimprensa.pt

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 Apresentação do 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Sob o tema da Mensagem do Papa Francisco para este ano: "Comunicação e Misericórdia: Um Encontro Fecundo", teve lugar no dia 5 de maio, no Museu de S. Roque, em Lisboa, a apresentação do 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Esta iniciativa anual, levada a cabo pelo Secretariado Nacional das Comunicações Socias (SNCS), contou este ano com o lançamento do livro, que reúne as 50 mensagens de Paulo VI a Francisco.

Foi também feita a apresentação do "Prémio de Jornalismo D. Manuel Falcão", que este ano, contemplou os anteriores Diretores do SNCS, Cónego António Rego e Cónego João Aguiar Campos, pelo magnifico trabalho realizado e pelo legado que deixaram ao Secretariado.

Perante as Várias Entidades convidadas, a sala deste rico património histórico, foi pequena para alojar as mais de 100 pessoas que quiseram assistir a este evento, que começou com uma visita guiada à bela Igreja de S. Roque, seguindo-se a sessão de apresentação da Mensagem do Papa, que contou na mesa com os ilustres oradores: Padre Américo Aguiar, diretor do SNCS, Aura Miguel, jornalista/Vaticanista, Padre António Vaz Pinto, reitor da Igreja de S. Roque, D. Pio Alves, presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Socias, tendo o Provedor da SCML, Dr. Pedro Santana Lopes, encerrado a sessão de apresentação.

O evento terminou com um Porto de Honra e com uma visita guiada a este magnífico museu.

Caso pretendam mais informações e/ou fotos do evento, poderão obtê-los no site da Ecclesia: www.agencia.ecclesia.pt  e no site de partilha de fotos: http://fotos.aiic.pt/

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Incentivos à Comunicação Social

Meios regionais e locais já se candidataram e aguardam despacho                 

Ainda não são conhecidos os resultados das candidaturas aos incentivos do estado para a Comunicação Social, apresentadas em 2016, cujo período de submissão de projetos terminou no dia 21 de março. Daquilo que sabemos, foram contabilizadas 71 candidaturas, no total:

- 30 na CCDR Norte;

- 30 na CCDR Alentejo;

- 11 na CCDR-LVT (Lisboa e Vale do Tejo).

As candidaturas recebidas destinam-se maioritariamente ao incentivo de "Modernização Tecnológica" para as rádios e ao de "Desenvolvimento Digital" para as publicações periódicas.

Sobre a CCDR Algarve e CCDR Centro (Coimbra), neste momento, ainda não existe qualquer informação disponível acerca das candidaturas.

Assim que tivermos mais informações sobre os incentivos vos informaremos.

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 Acordo Correio Editorial - Descontos CTT Cláusula 5ª

Apesar das insistências que temos feito, alguns associados ainda não aderiram nem nos enviaram os formulários para usufruirem dos descontos através do Acordo de Correio Editorial - Cláusula 5ª.

Se é o seu caso, ainda tem possibilidade, até ao final do ano, de "economizar alguns euros com os envios através dos correios". Basta para isso, que não tenha dívidas com os CTT e nos envie os formulários preenchidos, para poder usufruir dos descontos de 70% para o território nacional e de 75% para o estrangeiro (sobre +-25% do V/total de envios referentes ao ano anterior).

Se ainda tem dúvidas sobre este benefício, ou não recebeu os formulários,  contacte-nos.

Reclamações - Atrasos nos envios via CTT

Mais uma vez, voltamos a apelar aos N/associados que tenham verificado alguns atrasos nos envios através dos CTT, que nos enviem as V/reclamações acompanhadas dos comprovativos desses atrasos, (reclamação dos assinantes, ou outras provas), para podermos reclamar perante os CTT.

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ACM lança 2ª edição do Prémio Comunicação "Pela Diversidade Cultural"

 Candidaturas abertas até 15 de julho de 2016

O Prémio Comunicação, promovido pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM), distingue os trabalhos jornalísticos e/ou de comunicação realizados e publicados entre 1 de julho de 2015 e 15 de julho de 2016, nos domínios da diversidade cultural, da integração das comunidades migrantes e comunidades ciganas presentes em Portugal, bem como do combate à discriminação em função da nacionalidade, etnia, religião ou situação documental.

À semelhança da edição anterior, em 2015, o concurso prevê a participação de profissionais da Comunicação Social/Jornalismo devidamente credenciados...

Estão contemplados os seguintes prémios:

1. Prémio Diversidade Cultural: € 3.000

2. Prémio Imprensa Escrita: € 1.500

3. Prémio Televisão: € 1.500

4. Prémio Rádio: € 1.500

5. Prémio Fotojornalismo: € 1.500

6. Prémio Órgãos de Informação Regionais e Locais: € 1.500

7. Prémio Jovem: € 500 em equipamento multimédia

8. Prémio Diversidade nos Guiões: € 1.500

As candidaturas, individuais ou coletivas, deverão ser enviadas por carta registada com aviso de receção (fazendo fé a data de registo do correio), ou entregues em mão na sede do ACM.

Regulamento e Formulários de Candidatura disponíveis em www.acm.gov.pt

Mais informação através do email comunicacao@acm.gov.pt

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Lista de Aniversários

Felicitamos todos os associados cujas publicações celebram os seus aniversários neste e no próximo mês:

 mai-16  
O Alvaranense61P.Prof. José Maria Miranda Pinto
Badaladas68Dr.Fernando Miguel Pereira da Silva
Presente Leiria-Fátima84P.Jorge Guarda
A Ordem103Dr.Manuel Moura Pacheco
Reconquista71P.Agostinho Gonçalves Dias
Construir Aldoar31P.Lino da Silva Maia
A Guarda112Cón.Eugénio Cunha Sério
Altitude61Cón.António Henrique de Freitas Guimarães
Correio da Junqueira34Dr.José Emídio Martins Lopes
Pneuma40Prof.Mário Fernando de Campos Pinto
Ecos do Sameiro88Mons. José Paulo Leite Abreu
O Concelho de Proença-a-Nova43P.Ilídio Graça
Gestos Solidários10Dr.Rui Ferreira Amaral
Mãos Unidas11Dr.Francisco Penha
    
 jun-16  
O Reino do Coração de Jesus58P.Leandro Garcês, scj
Ao Serviço da Mensagem40Dr.Dr. António Nuno Corrêa d'Oliveira
Seara dos Pobres19IrªMaria Ivone Mourão Coelho
O Amigo dos Leprosos24Dr.Vitor Manuel Silva Borges
Boletim-Fundação Ajuda à Igreja que   Sofre20Engª.Ana Catarina Martins de Bettencourt
A Voz de Melgaço69P.Carlos Nuno Vaz
Renovar18P.José de Almeida Campos
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Pagamento de quotas de associado:

Caso pretenda pagar as quotas de associado, poderá fazê-lo pelos seguintes meios:

1) Enviar cheque endereçado à: AIC, para: Av. do Colégio Militar, nº 28 - 9º Dto. 1500-185 Lisboa;

2) Por Transferência Bancária para a Conta da AIC, IBAN: PT50 0018 0000 35946209001 24 

OBS: Se efectuar o pagamento por Transf. Bancária, deverá dar-nos conhecimento por e-mail, para lhe enviarmos o recibo pelo correio.