Caros associados, com os melhores cumprimentos e votos de boas férias, aqui V/deixamos a "Newsletter nº 30" do Mais Informação Digital.

 

A AIC vai estar encerrada em Agosto, para férias do seu colaborador.

---

X Congresso AIC - 26 a 28out2017

X Congresso AIC  Almada, 26, 27 e 28 de outubro de 2017  Pelos 25 anos da AIC  A meio da ponte rumo ao futuro Modelos editoriais e empresariais para a imprensa de inspiração cristã A Associação de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC) vai analisar que modelos editoriais e empresariais devem ser assumidos pela imprensa regional. Durante 3 dias, o tema vai …

Ler mais.

---

Jornais Centenários em Bruxelas

Dando continuidade à iniciativa de divulgação e valorização das Publicações Centenárias existentes em Portugal e após terem sido recebidos pelo Senhor Presidente da República a 25 de Abril, a Associação Portuguesa de Imprensa (API) organizou mais um evento, nos dias 12 e 13 de julho, desta vez em Bruxelas, onde estiveram também presentes 2 membros da Direção da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC), integrando a comitiva dos representantes dos 31 jornais centenários, sendo 8 deles associados da AIC (A Guarda, A Ordem, Boletim Salesiano, Folha do Domingo, João Semana, Mensageiro do Coração de Jesus, Notícias da Covilhã e O Amigo do Povo).

A exposição esteve presente no Parlamento Europeu, num dos mais movimentados pontos de passagem do edifício principal, tendo sido visitada por vários eurodeputados e por outros membros da comunidade portuguesa ali presente, Foi feita uma visita ao Comitê Economico Europeu e à Embaixada Portuguesa e alguns eurodeputados portugueses fizeram algumas intervenções para realçar a importância destes "Órgãos de Comunicação Social", ficando no ar o compromisso de um projeto piloto para a "sustentabilidade e desenvolvimento" daqueles órgãos, tendo em conta "a  Promoção dos Valores da União Europeia". Foi realçado o "valor dado ao mundo digital, que é um mundo de desafios futuros... Sem esquecer o mundo do papel que é tão importante como o digital..."

Esta exposição foi muito importante e valorizou ainda mais o papel dos jornais centenários. Foi enaltecido, pelo Dr. João Palmeiro, Presidente da API, o valor destes jornais e a luta que têm vindo a travar pela sobrevivência financeira dos mesmos, informando que esta exposição se insere no contexto da intenção da API apresentar uma candidatura à UNESCO para reconhecimento da imprensa centenária portuguesa como "Património Cultural Imaterial da Humanidade",  

Foi um evento muito proveitoso e interessante, permitindo a divulgação a nível europeu, tendo também promovido o contacto e o convívio com todos os representantes dos órgãos centenários, Foi entregue a cada um dos eurodeputados presentes, um exemplar da publicação com a constituição e a síntese histórica dos centenários, bem como uma edição com tradução em inglês desta exposição.

A AIC agradece todo o empenho e colaboração da API para a realização desta exposição, que muito valorizou a imprensa regional e neste caso a divulgação dos jornais centenários em Portugal.

---

Comissão Acompanhamento CTT - Reclamações atrasos nos envios

Conforme já vos informamos, reunimos com a Comissão de Acompanhamento dos CTT a 22jun.

Foram apresentados e discutidos os vários problemas causados pelos atrasos nas entregas pelo correio e alertámos para as principais dificuldades financeiras que as publicações já enfrentam, sendo ainda mais agravadas com as perdas de assinantes, devido a estes atrasos.

 Entregamos também por escrito, todas as queixas/reclamações que os nossos associados nos fizeram chegar, aos responsáveis dos CTT presentes na reunião, que tomaram boa nota de todas as nossas preocupações e problemas, informando que iam fazer chegá-las à Chefia e alertar alguns setores, no sentido de minimizar os atrasos que se têm verificado, mas segundo aqueles representantes, pelas suas estatísticas e daquilo que tiveram conhecimento, não eram assim tão significativas as percentagens nos atrasos verificados, num universo de milhares de envios diários.

 Perante esta situação, os responsáveis dos CTT informaram para que: “Sempre que as publicações tenham conhecimento ou queixas de atrasos, alertem de imediato as entidades competentes dos CTT, no sentido de que estes possam verificar e rastrear os atrasos verificados, assim que lhe forem reportados”. Nesse sentido, alertamos para o seguinte: Assim que verificarem atrasos significativos nas entregas pelos correios, devem enviar, o mais rápido possível, um email, com todos os dados conhecidos sobre o atraso verificado, para:

O V/Gestor de Conta dos CTT,  C/C para: reclamacoes@ctt.pt e/ou apoio.empresas@ctt.pt , para que estes responsáveis fiquem alertados para os atrasos reportados e possam fazer de imediato o respetivo rastreio e acompanhamento do correio nesse local. Se possível, de também conhecimento destes casos para a AIC: aic@apo.pt , a fim de que possamos acompanhar a situação e tomarmos nota de todas as reclamações que foram reportadas.

Se necessitarem de algum apoio ou esclarecimento, contactem a AIC.

---

Publicado o Despacho dos Incentivos do Estado de 2016

Conforme já vos informamos, foi publicado em Diário da Republica a 27jun, o despacho que determina os montantes por CCDR e tipologia de Incentivo das candidaturas de 2016...

Ler mais.

Continuamos a aguardar a abertura para as candidaturas deste ano de 2017. Assim que tivermos mais pormenores, vos informaremos.

---

 Prémio Direitos Humanos 2017

A Assembleia da República convida as entidades interessadas a apresentarem as suas candidaturas ao Prémio Direitos Humanos 2017 até ao próximo dia 31 de julho. O Prémio Direitos Humanos, aprovado pela Assembleia da República através da Resolução n.º 69/98, de 10 de dezembro, com as alterações introduzidas pela Resolução n.º 48/2002, de 4 de julho (publicadas, respetivamente, nos Diários da República,​ I Série A n.ºs 294/98, de 22 de dezembro, e 166/02, de 20 de julho), destina-se a reconhecer e distinguir o alto mérito da atividade de organizações não governamentais ou o trabalho, individual ou coletivo, de cidadãos portugueses ou estrangeiros, designadamente literário, científico, histórico ou jurídico, jornalístico ou audiovisual, qualquer que seja o respetivo suporte, divulgados em Portugal entre 1 de julho do ano anterior e 30 de junho do ano da atribuição, que contribuam para a divulgação ou o respeito dos direitos humanos, ou ainda para a denúncia da sua violação, no País ou no exterior, da autoria individual ou coletiva de cidadãos portugueses ou estrangeiros. O montante do Prémio é 25 000 € e as candidaturas devem ser apresentadas nos termos previstos nas citadas Resoluções e no Regulamento do Prémio.

​​O Prémio é atribuído anualmente pelo Presidente da Assembleia da República, ouvida a Conferência de Líderes, mediante proposta do Júri, constituído no âmbito da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

As candidaturas deverão ser dirigidas, até ao dia 31 de julho, ao: Presidente da Assembleia da República - Prémio Direitos Humanos - Assembleia da República - Palácio de S. Bento - 1249-068 Lisboa.

Veja também a informação aqui.

---

Publicidade do Estado: ERC publica relatório anual de 2016

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social tem por competência, nos termos do disposto nos números 1 e 2 do artigo 10.º da Lei n.º 95/2015, de 17 de agosto, verificar e fiscalizar o cumprimento dos deveres de comunicação e transparência previstos sobre as campanhas de publicidade institucional do Estado e, ainda, o dever de aplicação da percentagem a afetar a órgãos de comunicação local e regional em cada campanha.

A ERC procede assim à identificação e análise das campanhas de publicidade institucional do Estado comunicadas pelas entidades abrangidas pelo citado diploma, nomeadamente o montante investido, a respetiva natureza e fim e órgão de comunicação social utilizado.

Dando cumprimento à Lei, a ERC publicou o relatório anual de 2016, que pode ver aqui. e também o relatório anual de regulação, que pode ver, aqui.

Pode também consultar os relatórios mensais sobre a publicidade do estado, em: http://www.erc.pt

 

---

Lista de aniversários:

 ago-17  
Mensageiro de Alter66P.Paulo Henriques Dias
O Carrilhão37DrªIsabel Vaz Antunes
Boa Nova (Cucujães)93P.Artur de Matos Bastos
A Voz da Freixianda51P.Joaquim Baptista
 set-17  
Porta do Sol34P.António da Silva Pereira
Caminheiro48P.João Carlos Roma Leite Rodrigues
Notícias de Vila Real19Dr.António Francisco Caseiro Marques
Jornal da Golpilheira21Dr.Luís Miguel Ferraz

A direção da AIC deseja a todos os aniversariantes as maiores felicidades e continuação de boas reportagens.

---

AG2017: Pagamento de quota extraordinária para 2017

Conforme já vos demos conhecimento através da ata da Assembleia Geral da AIC, realizada a 17 de fevereiro, em Fátima, foi decidido por maioria, que todos os associados paguem uma “quota mensal extraordinária” em 2017, para ajudar ao deficit negativo da AIC.

O valor a pagar, será o referente a 1 (uma) quota mensal.

Caso não tenha recebido a Ata, ou não saiba o valor da sua quota mensal, contacte a AIC.

---

Pagamento das quotas de associado:

Agradecemos a regularização do pagamento das quotas, pelos seguintes meios:

1) Enviar cheque endereçado à: AIC, para: Av. do Colégio Militar, nº 28 - 9º Dto. 1500-185 Lisboa;

2) Por Transferência Bancária para a Conta da AIC, IBAN: PT50 0018 0000 35946209001 24 

OBS: Se efectuar o pagamento por Transf. Bancária, deverá dar-nos conhecimento por e-mail, para lhe enviarmos o recibo pelo correio.

www.aiic.pt   //  aic@sapo.pt