Caros associados com os melhores cumprimentos, aqui V/deixamos a "Newsletter nº 38" do Mais Informação Digital.

 

---

Associação de Imprensa de Inspiração Cristã pede valorização dos títulos regionais, em defesa da Democracia (c/áudio)

Lisboa, 04 abr 2018 (Ecclesia) – A Direção da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC), esteve no Parlamento para uma audiência com a Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, pedindo a valorização dos títulos regionais.

“A imprensa regional deve ser valorizada e não apenas do ponto de vista estético, de cosmética”, disse à Agência ECCLESIA o presidente da AIC, Paulo Ribeiro.

O chefe de redação do jornal ‘Alvorada’, da Lourinhã, referiu que os deputados compreenderam as preocupações que existem no país, “no capítulo das dificuldades financeiras” que a imprensa atravessa.

“A Assembleia da República tem de fazer mais por este setor, uma vez que está em causa também a coesão territorial”, acrescentou.

Para este responsável, o desaparecimento de um título regional representa uma “perda de identidade” para a região em causa e é “a própria Democracia que está em causa”.

continue a ler aqui.

Veja também o vídeo da AR, aqui.

 

---

 Portal da Transparência: Dados financeiros e relatório societário

 Voltamos a lembrar que até ao dia 30 de Abril todas as publicações que possuam contabilidade organizada, terão de colocar no Portal da Transparênciaos dados relativos aos indicadores financeiros referentes ao ano anterior e o relatório do Governo Societário.

 Esta obrigação consta na Legislação da Transparência:

Lei nº 78/2015 de 29 de Julho que regula a promoção da transparência da titularidade, da gestão e dos meios de financiamento das entidades que prosseguem atividades de comunicação social.

Regulamento que estabelece as regras sobre a transparência dos principais meios de financiamento e sobre o relatório anual de governo societário das entidades que prosseguem atividades de comunicação social.

 Caso tenham dúvidas, acedam ao link.

Ficamos  ao dispor para qualquer esclarecimento.

---

Acordo de Correio Editorial: descontos CTT - Cláusula 5ª

Caros associados,

Voltamos a Informar que os CTT já começaram a despachar alguns dos pedidos que foram feitos para usufruírem dos descontos, através da Cláusula 5ª do acordo de correio editorial.

Conforme nos vão chegando as autorizações, de imediato as enviamos para os associados, a fim de que possam esgotar o total dos envios concedidos com desconto, até 31 de dezembro de 2018.

Contamos que todos os pedidos que nos foram remetidos até ao momento, fiquem concluídos e vos sejam enviados nas próximas 2/3 semanas, no máximo até ao final deste mês.

 Apelamos novamente a todos aqueles que ainda não nos enviaram os formulários para que o façam, a fim poderem ainda  vir a economizar alguns euros no envio das publicações pelos correios (descontos de 70% para o território nacional e de 75% para o estrangeiro, em cerca de 25% do total dos V/envios).

 Ainda estão a tempo de economizar algumas centenas de euros nas despesas com os envios da V/publicação, através dos correios. Basta aderirem a este benefício.

 Se ainda não recebeu ou já não sabe dos formulários, peça-os à AIC.

---

Adesão à VISAPRESS

Caros associados,

Dando cumprimento a uma deliberação tomada na última Assembleia Geral de 2 de Março de 2018 (ata nº 27 e carta do presidente da direção da AIC, que já vos foram enviadas), voltamos a lembrar que antes da reunião foi feita uma apresentação pelo director-executivo da VISAPRESS, para esclarecimento de alguns pontos sobre as ações que esta entidade realiza, nomeadamente, a “gestão coletiva dos direitos de autor, de proprietários ou editores de obras ou conteúdos jornalísticos publicados em jornais e revistas, independentemente do meio ou do suporte utilizado”.

Para fazer face à apropriação abusiva dos conteúdos por algumas entidades, que visam o lucro com estas informações, a VISAPRESS, da qual a AIC é Cooperador fundador, convida estas entidades a pagar uma licença, em representação dos titulares de direitos de autor aderentes, na defesa intransigente dos seus legítimos interesses. 

Quanto mais fortes forem as posições dos titulares de direitos de autor, mais fortalecida ficará a VISAPRESS para fazer valer os seus argumentos, seja pela via judicial, seja na negociação com cada uma dessas empresas.

Nesse sentido, voltamos a apelar a todos os associados para que adiram à VISAPRESS, basta que preencham e nos enviem a “Declaração” e o “registo da (s) V/publicação (ões)” de acordo com o Anexo I, que também já vos foram enviados, para que a AIC vos possa representar perante a VISAPRESS.

A adesão através da AIC (cooperador) é gratuita e caso não possuam a "Declaração" e o "Registo", que vos foram enviados, peçam-nos para os voltarmos a enviar.

Se tiverem dúvidas, não hesitem em contactar-nos. Contamos com a vossa adesão! 

---

Redes Sociais: reativação da página de "facebook" da AIC

Para uma melhor facilidade de contactos e divulgação da associação, reativamos a nossa página nas redes sociais do "facebook", através da qual divulgaremos alguns assuntos importantes e pertinentes.

Convidamo-lo a aceder a esta página, onde poderá consultar e partilhar algumas informações importantes e pertinentes, relacionadas com o nosso sector da imprensa regional.

Faça-se amigo, divulgue  e consulte a nossa página aqui, em:

Associação de Imprensa de Inspiração Cristã - https://www.facebook.com/AICrista/

---

Lista de aniversários:

A direção da AIC deseja a todas as publicações associadas que celebram os seus aniversários durante este mês as maiores felicidades e continuação de boas reportagens.

 abr-18  
Ecos de Mundão27P.Raimundo Elias Filho
Diário do Minho99Dr.Damião A. Gonçalves Pereira
O Correio de Papízios49P.Ramiro Dias Ribeiro
Voz de S. Romão64P.José Moreira Martinho
Mais Além57P.Nuno Miguel Heleno Gil
---

Pagamento da quota extraordinária de 2017 e 2018

Conforme já vos demos conhecimento através das atas das Assembleias Gerais da AIC, realizadas a 17 de fevereiro de 2017 e a 02 de março de 2018, em Fátima, ficou decidido por Unanimidade, para que todos os associados pagassem uma “quota mensal extraordinária” no ano de 2017 e também para o ano de 2018, para ajudar ao deficit negativo da AIC.

O valor a pagar, é o referente a mais uma (1) quota mensal nos anos de 2017 e 2018.

Caso pretenda regularizar as quotas de associado e/ou a quota extraordinária e não tenha recebido a Ata, ou não saiba o valor da sua quota mensal, contacte a AIC.

---

Pagamento das quotas de associado:

Para que associação possa prosseguir com as suas atividades, é necessário que todos os seus associados mantenham as suas quotas em dia, dado ser essa a única fonte de receitas da AIC.  Agradecemos que regularizem o pagamento das quotas pelos seguintes meios:

1) Enviar cheque endereçado à: AIC, para: Av. do Colégio Militar, nº 28 - 9º Dto. 1500-185 Lisboa;

2) Por Transferência Bancária para a Conta da AIC, IBAN: PT50 0018 0000 35946209001 24  (NIB: 0018 0000 35946209001 24 - Banco Santander Totta)

OBS: Se efectuar o pagamento por Transf. Bancária, deverá dar-nos conhecimento por e-mail, para lhe enviarmos o recibo pelo correio.

www.aiic.pt   //  aic@sapo.pt 

Veja e partilhe as fotos da página: http://fotos.aiic.pt/