Caros associados, 

Aqui V/deixamos a "Newsletter nº 42" do Mais Informação Digital.

 Com os melhores cumprimentos, a direção da AIC.

---

Estados-membros vão poder reduzir IVA das publicações eletrónicas

Portugal poderá em breve, se o Governo quiser, reduzir o IVA aplicado às publicações electrónicas. Os ministros das Finanças da União Europeia aprovaram esta terça-feira uma directiva que dá essa hipótese aos Estados-membros, até agora impedidos de o fazer.

Os livros digitais ('e-books'), os jornais online e outras publicações electrónicas poderão vir a ter uma taxa inferior de IVA. Até agora tal não era possível por imposição das regras europeias, mas os ministros das Finanças da União Europeia decidiram abrir a porta a essa possibilidade, equiparando-as às publicações físicas. 

O acordo foi alcançado esta terça-feira, dia 2 de Outubro, no Conselho dos Assuntos Económicos e Financeiros, que agrega os ministros das Finanças dos 28 Estados-membros, mas terá ainda de ser aprovado formalmente pelos chefes de Estado no formato de Conselho Europeu. Anteriormente, o Parlamento Europeu já tinha dado luz verde à medida.

Depois da nova directiva entrar em vigor, os Estados-membros, incluindo Portugal, vão poder alinhar o IVA das publicações electrónicas - que actualmente têm de, no mínimo, ser taxadas a 15% - com o regime mais favorável que está em vigor para as publicações físicas tradicionais......

Continue a ler aqui.                                                                                    (Fonte: Jornal de Negócios)

---

ObCiber abre Prémios de Ciberjornalismo 2018

 Desde 08out, estão abertas as candidaturas à 11ª edição dos Prémios de Ciberjornalismo, atribuídos anualmente pelo Observatório do Ciberjornalismo (ObCiber), da Universidade do Porto.

Os candidatos podem preencher o formulário de candidatura aqui. Mas, antes disso, é aconselhável uma leitura atenta ao regulamento dos Prémios de Ciberjornalismo 2018, que contém algumas novidades.

Há três novas categorias a concurso: Narrativa Vídeo Digital, Narrativa Sonora Digital e Ciberjornalismo de Proximidade.

O período de candidaturas, destinado apenas a trabalhos publicados online entre 1 de setembro de 2017 e 30 de setembro de 2018, termina no próximo dia 19 de outubro.

 Veja mais informações aqui.

---

O Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM, I.P.) promove o Prémio de Comunicação “Pela Diversidade Cultural”

 O Alto Comissariado para as Migrações, I.P., lançou, no dia 8 de outubro, a edição de 2018 do Prémio de Comunicação “Pela Diversidade Cultural”, com o período de candidaturas aberto até dia 2 de novembro.

 Esta iniciativa tem como objetivo central premiar trabalhos, publicados e/ou difundidos nos meios de comunicação tradicionais e digitais, com um contributo relevante para a promoção da diversidade cultural, o combate à discriminação em razão da origem racial e étnica, cor, nacionalidade, ascendência, território de origem ou religião e, em particular, para a integração das comunidades imigrantes, refugiadas e ciganas presentes em Portugal.....Continue a ler aqui.

 
---

Relatório Digital News Report Portugal 2018

 Decorreu a 26set no Palácio Foz, a apresentação do relatório anual: “Digital News Report Portugal 2018”, onde para além de outras entidades, esteve também presente o presidente da direção da AIC, Dr. Paulo Ribeiro.

 Este relatório anual, realizado pelo Observatório da Comunicação (OberCom), em parceria com a “Reuters Digital News Report”, dividido em 3 capítulos, é baseado em inquéritos fornecidos por alguns dos jornais regionais, tendo por objectivo: analisar e traçar os perfis de utilização, atividade, desafios e politicas públicas para o setor e oferecer uma visão geral dos jornais regionais.......   Continue a ler aqui. Consulte também o relatório aqui.           (Fonte Obercom:www.obercom.pt)

---

Comunicado da ERC para as Obrigações Legais da Transparência

O Conselho Regulador da ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social, ao abrigo das obrigações legais da transparência, deliberou advertir os seus Regulados para o dever de procederem à comunicação e/ ou à atualização dos elementos relativos à titularidade, à gestão e aos meios de financiamento.

Na mesma deliberação, o Conselho alerta para a responsabilidade contraordenacional a que ficam sujeitos nos termos do artigo 17.º da Lei n.º 78/2015, de 29 de julho, em caso de incumprimento.

---

Adesão à VISAPRESS

Caros associados,

Dando cumprimento à deliberação da Assembleia Geral de 2 de Março de 2018 (ata nº 27 e carta da direção da AIC, que vos foram enviadas), voltamos a chamar a vossa atenção para o seguinte:

A VISAPRESS, fundada em 2009, é uma cooperativa que visa a “gestão coletiva dos direitos de autor, de proprietários ou editores de obras ou conteúdos jornalísticos publicados em jornais e revistas, independentemente do meio ou do suporte utilizado”.

Para fazer face à apropriação abusiva dos conteúdos por algumas entidades de "clipping", que visam o lucro com estas informações, a VISAPRESS, da qual a AIC é Cooperador fundador, convida estas entidades a pagar uma licença, em representação dos titulares de direitos de autor aderentes, na defesa intransigente dos seus legítimos interesses. Paralelamente às licenças emitidas, a Visapress recebe também parte das verbas de compensação equitativa dos direitos dos Editores, de acordo com o artº 7º da Lei nº 49/2015, de 5 de junho. Estas verbas, serão distribuídas aos seus cooperadores e através destes aos associados aderentes, de acordo com o nº de exemplares em circulação.

Quanto mais associados/titulares de direitos de autor aderirem, mais fortalecida ficará a VISAPRESS para fazer valer os seus argumentos na negociação com cada uma dessas empresas.

Nesse sentido, voltamos a apelar aos associados que ainda não aderiram, para que o façam. Basta que preencham e nos enviem a “Declaração” e o “Registo da V/publicação - Anexo 1”, que vos foram enviados, para que a AIC vos possa representar perante a Visapress (se não encontrarem a "Declaração" e o "Registo", que vos foram enviados, peçam-nos para os voltarmos a enviar).

A adesão através da AIC é gratuita! Se tiverem dúvidas, não hesitem em contactar-nos.

---

Lista de aniversários:

A direção da AIC deseja a todas as publicações associadas que celebram os seus aniversários durante estes meses as maiores felicidades e continuação de boas reportagens.

 out-18  
Ecce27P.Agostinho Pinto, scj
Família Paroquial de Cunha Baixa e Mesquitela61P.Joaquim Lopes dos Santos
Família Par. Santiago Cassurrães e Póvoa Cervães61P.Celestino Correia Ferreira
Voz da Fátima96P.Carlos Cabecinhas
Voz de Alpiarça61P.Tiago Filipe Valério Pires
Juvenil (Revista)66P.Pedrosa Ferreira
O Dever89Cón.João Coutinho Veríssimo
Comunidade34P.Fernando Gonçalves Afonso
Crescendo39P.João Matias Valente Azevedo
Boa Nova (Cantanhede)85P.João Pedro Lopes da Silva
Rosário de Maria74FreiJosé Carlos Vaz Lucas
Boletim-Fundação Ajuda à Igreja que Sofre23Engª.Ana Catarina Martins de Bettencourt
Jornal da Golpilheira22Dr.Luís Miguel Ferraz
O Concelho de Vila Velha de Ródão36Dr. José Faia P. Correia
    
 nov-18  
 Jornal Alvorada58P.Ricardo Franco
O Amigo do Povo102P.Orlando Henriques
O Montemorense    66Dr.Pedro Miguel Conceição
A Seara38P.Francisco Jesus Graça
Voz de Lamego88Dr.Manuel Pereira Gonçalves
Correio do Vouga88P.Querubim José Pereira da Silva
O Almonda100P.Durval Baranowske
Rosário e Vida Cristã82FreiJosé Carlos Vaz Lucas
Notícias de Setúbal17P.Francisco Mendes
A Voz de Serpins57P.Orlando José Carrasqueira Martins
---

Pagamento da quota extraordinária de 2017 e 2018

Conforme já vos demos conhecimento através das atas das Assembleias Gerais da AIC, realizadas a 17 de fevereiro de 2017 e a 02 de março de 2018, em Fátima, ficou decidido por Unanimidade, para que todos os associados pagassem uma “quota mensal extraordinária” no ano de 2017 e também para o ano de 2018, para ajudar ao deficit negativo da AIC.

O valor a pagar, é o referente a mais uma (1) quota mensal nos anos de 2017 e 2018.

Caso pretenda regularizar as quotas de associado e/ou a quota extraordinária e não tenha recebido a Ata, ou não saiba o valor da sua quota mensal, contacte a AIC.

---

Pagamento das quotas de associado:

Para que associação possa prosseguir com as suas atividades, é necessário que todos os seus associados mantenham as suas quotas em dia, dado ser essa a única fonte de receitas da AIC.  Agradecemos que regularizem o pagamento das quotas pelos seguintes meios:

1) Enviar cheque endereçado à: AIC, para: Av. do Colégio Militar, nº 28 - 9º Dto. 1500-185 Lisboa;

2) Por Transferência Bancária para a Conta da AIC, IBAN: PT50 0018 0000 35946209001 24  (NIB: 0018 0000 35946209001 24 - Banco Santander Totta)

OBS: Se efectuar o pagamento por Transf. Bancária, deverá dar-nos conhecimento por e-mail, para lhe enviarmos o recibo pelo correio.

www.aiic.pt   //  aic@sapo.pt 

Veja e partilhe as fotos da página: http://fotos.aiic.pt/

Faça-se amigo, divulgue  e consulte a nossa página aqui, ou em:

Associação de Imprensa de Inspiração Cristã - https://www.facebook.com/AICrista/