Padre Américo Aguiar nomeado diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais

O padre Américo Aguiar, da Diocese do Porto, foi nomeado pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais para “o próximo triénio”, refere o Comunicado Final da última Assembleia Plenária.

O novo diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais disse á Agência ECCLESIA que vai “colaborar” na concretização dos diferentes projetos em curso com “todos aqueles que já têm as mãos no arado”.

“Vamos continuar o trabalho tendo em conta os desafios da atualidade e o que o Papa Francisco nos apresenta, nomeadamente na mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais desde ano”, afirmou o padre Américo Aguiar.

Para o também vice-presidente do Conselho de Gerência da Rádio Renascença, a comunicação deve “criar pontes, proporcionar encontros e significar a inclusão e a partilha”, tendo por preocupação no “centro de tudo” a possibilidade de “proporcionar às pessoas o encontro com Cristo”.

“Queremos que a comunicação da Igreja, mais do que todas as outras, proporcione aos cibernautas, aos ouvintes, aos telespectadores e aos leitores uma experiência de encontro com Jesus Cristo”, sublinhou.

Ao tomar conhecimento da nomeação da CEP como diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, o padre Américo Aguiar saudou os dois antecessores na mesma “missão da Igreja”, o cónego João Aguiar e o cónego António Rego.

“Ao cónego João Aguiar, que agora cessa funções, queremos reconhecer o serviço, a entrega e o empenho nesta atividade, em conjugação como trabalho na Rádio Renascença, e sublinhar a aprovação de um louvor em relação ao seu trabalho feito pelos senhores bispos”, referiu o padre Américo Aguiar.

“O mesmo em relação ao cónego Rego, que é muito nosso ‘pai na fé’ nestas questões da comunicação social e gostava de sublinhar o seu nome neste momento”, disse o atual diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais.

Natural da Diocese do Porto, o padre Américo Aguiar nasceu em 1973 e foi ordenado sacerdote em 2001.

Numa nota enviada à redação da Agência ECCLESIA, o até agora diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais valorizou o “otimismo” desta hora, porque o novo diretor “oferece indiscutível incremento de competência e dinamismo”.

O cónego João Aguiar Campos referiu, na mensagem, que “impunha-se esta decisão de aliviar tarefas” por razões de saúde e manifesta “especial afeto e gratidão” aos colaboradores com quem trabalhou no Secretariado e na Agência ECCLESIA.

Um agradecimento especial

A Associação de Imprensa de Inspiração Cristã agradece ao cónego João Aguiar Campos pela colaboração generosa e qualificada que sempre deu à AIC. De facto, tanto em comunicações em sucessivos congressos, onde desafiou os títulos da imprensa regional de inspiração cristã à qualidade e ao rigor do jornalismo, como nas Assembleias Gerais da nossa Associação, a presença do Cónego João Aguiar gerava um ambiente salutar entre todos os participantes e estimulava o trabalho de todos os associados.

Na última Assembleia Geral, em Fátima, o cónego João Aguiar comunicou aos presentes a impossibilidade, por motivos de saúde, de poder continuar a colaborar com a AIC nos tempos mais próximos.

A direção da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã agradece todo o trabalho que desenvolveu neste setor dos media, reza pelas melhoras do cónego João Aguiar Campos e espera brevemente poder continuar a contar com a sua alegria e profissionalismo.