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Caros associados, com os melhores cumprimentos, aqui vos deixamos a 7ª "Newsletter" do Mais Informação Digital.

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 Encontro da comunicação destaca a criatividade

e aponta a necessidade de formação

O encontro diocesano da comunicação que decorreu no passado dia 17 no Centro Pastoral de Torres Vedras reuniu mais de 30 pessoas que estão ligadas aos meios de informação na diocese. Estiveram representados vários boletins paroquiais, sites, jornais regionais e gabinetes de comunicação.

O plenário evidenciou a criatividade e a perseverança de muitos voluntários empenhados na comunicação, muitas vezes com escassos recursos. Foram também apontadas a necessidade de formação e uma maior partilha de informação entre paróquias e vigararias.

Segundo o diretor do departamento da comunicação do Patriarcado de Lisboa, padre Nuno Rosário Fernandes, “este encontro faz com que se comece a ganhar uma cultura da pastoral da comunicação”. Aquele responsável aproveitou ainda a ocasião para anunciar também a Jornada Diocesana da Comunicação, que vai acontecer no dia 27 de fevereiro de 2016.                   FMS/AIC

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Reunião de Assembleia Geral Extraordinária da VISAPRESS

Em 28out, teve lugar a reunião de assembleia geral extraordinária da VISAPRESS, com a seguinte ordem de trabalhos: “Análise e aprovação dos novos Estatutos e do Regulamento Interno por força da entrada em vigor da Lei nº 26/2015 de 14abr, que regula as Entidades de Gestão Coletiva, e da Lei nº 119/2015 de 31ago, que aprovou o Código Cooperativo”.

Estiveram presentes 11 cooperadores/fundadores, incluindo a AIC, dos 13 que fazem parte desta Cooperativa, que faz a gestão de conteúdos dos Media, com vista a proteger os direitos de autor, das publicações associadas aderentes.

As alterações aos estatutos e ao regulamento interno, que foram feitas no sentido de adaptar estes documentos aos Dec-Lei mencionados acima, foram aprovadas por unanimidade

Caso queira conhecer melhor a VISAPRESS, clique aqui.  

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Açores: Jornadas de Comunicação Social

Semanário diocesano em Angra é um “problema em aberto”

O tema marcou o debate das Jornadas de Comunicação Social, em São Miguel.

O Serviço de Comunicação Social da Diocese de Angra e a Ouvidoria de Vila Franca do Campo, em São Miguel, promoveram as Jornadas de Comunicação Social no dia 5 de novembro sobre o tema “Os media e a evangelização”. D. António de Sousa Braga disse as Jornadas devem despertar a diocese “para que procure por em prática o que o Papa recomenda continuamente: a saída missionária da Igreja”.

Durante os trabalhos, a questão do início de um semanário diocesano marcou os debates. Para D. António Braga, esse é um “problema em aberto” desde o fecho do diário publicado em Angra do Heroísmo, o jornal “A União”, no final de 2012, pela “incapacidade financeira” para o sustentar. Para o padre Ricardo Henriques, diretor do Serviço Diocesano para a Pastoral das Comunicações Sociais da Igreja, um jornal diocesano que chegasse a todas as ilhas “seria muito bom e muito positivo”.

O alargamento do jornal “A Crença”, um semanário de Vila Franca do Campo que está a assinalar 100 anos de existência, é também uma proposta em análise.        PR/AIC/Ecclesia

Mais informações: Sítio Igreja Açores e Agência Ecclesia

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150 milhões em fundos para projetos de jornalismo

“Google abre candidaturas a subsídios para projetos de jornalismo digital”

Caros Associados,

Estão abertas as candidaturas para o Fundo do Google de apoio a iniciativas de inovação no domínio da Comunicação Social, com o prazo limite de entrega até 4 de Dezembro.

 As condições podem ser consultadas no site: http://www.digitalnewsinitiative.com/

Há 3 tipos de projetos, a que correspondem diferentes valores de comparticipação:
prototipo - até 50 mil euros e comparticipado até 100%
média dimensão - até 300 mil euros e comparticipado até 70%
grande dimensão - até 1 milhão de euros e comparticipado até 70%.

Os projetos, apresentados em inglês, podem começar nesta candidatura como protótipos e depois serem novamente candidatos noutra chamada, já com outra dimensão. O grande objectivo deste fundo, com duração de 3 anos, é o de contribuir para a inovação na área da produção de conteúdos noticiosos e melhorar a sustentabilidade da comunicação social através da inovação digital.

Caso necessitem de qualquer esclarecimento, não hesitem em contactar-nos.   

Poderão obter mais informações sobre este fundo aqui

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 Incentivos do Estado e Incentivo à Leitura

 Informamos todos os que se candidataram aos incentivos do estado, de que algumas CCDRs já  reuniram e outras vão reunir em breve com as Comissões de Acompanhamento (que também integram representantes da AIC), para analisarem e darem despacho às candidaturas. Consultem o site da V/CCDR, ou aguardem pelo despacho, que vos será comunicado pela mesma.

Entretanto, a CCDR-A, já reuniu e elaborou a lista dos deferimentos destes incentivos, para as publicações que se candidataram na região do Alentejo, que podem ver aqui.

A próxima candidatura a estes incentivos, será em março de 2016, ver o Dec-Lei 23/2015.

Majorações no Incentivo à Leitura

Alertamos para o facto de existirem algumas "majorações" que vos podem ser concedidas no incentivo à Leitura (ex-porte pago), tais como: acréscimo de 10% ao incentivo (em vez dos atuais 40% passam a ter 50% de desconto), para publicações que desenvolvam a sua atividade em regiões de "baixa densidade populacional" (regiões com menos de 100 habitantes por Km2). Acréscimo de 20% para quem concorrer aos incentivos de “Desenvolvimento digital", entre outras, que pode ver no Dec-Lei 22/2015 de 6fev e na Portaria nº 100/2015 de 2abr.

Se a sua publicação reúne condições para se candidatar a qualquer das majorações mencionadas, mesmo que já disponha de uma credencial válida, pode, em qualquer momento, enviar um novo formulário para a CCDR da sua área, com as alterações mencionadas.

Se ainda não possui este incentivo, porque julga não ter direito a ele, consulte novamente as condições de acesso, no Artº 4º, do Dec-Lei nº 22/2015 e a Portaria nº 100/2015, pois as alíneas, d) e e), facilitam o acesso a algumas das publicações, desde que tenham tiragem mínima de 1000ex., periodicidade mensal (no máximo) e contabilidade organizada.

Aconselhamos uma leitura mais atenta a esta legislação e também às majorações, mencionadas na republicação do Dec-Lei 98/2007, de 2 de abril, páginas 705 e 706 - Artº 4º-A, 4º-B e 4º-C. que pode ver aqui. 

Obs: Não se esqueça de renovar a credencial do incentivo à leitura, caso a que possua vá caducar no final deste ano. Pode encontrar a documentação necessária na página da AIC ou na CCDR da V/área. Se tiver dúvidas contacte-nos.

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Acordo com CTT - Descontos Cláusula 5ª

Continuamos a verificar que, embora tenham sido contemplados com este benefício, mantendo já na V/posse o deferimento com a informação e o total de envios que podem utilizar, beneficiando de um desconto de 70% para o continente e de 75% para o estrangeiro, alguns dos N/associados ainda não utilizaram ou fizeram pouco uso destes descontos.

Chamamos a V/atenção de que a validade deste benefício, termina no final deste ano. Pelo que devem utilizar o total dos envios que V/foram concedidos com estes descontos, até 31dez2015. Assim teremos mais força e argumentos para voltar a negociar um novo contrato por mais 3 anos.

Voltamos a insistir que estes descontos são independentes de qualquer outro benefício, que nada têm a ver com o Incentivo à leitura e que são concedidos a todos os associados, que enviem a publicação via CTT. Com este benefício, poderão economizar muitos euros nos envios dado que usufruem de um desconto de 70% (para envios nacionais) e de 75% (envios para o estrangeiro), que podem gerir conforme quiserem. Qualquer um se pode candidatar desde que que não tenha dívidas com os CTT.  Se ainda tiverem dúvidas, contactem a AIC, para vos esclarecermos melhor.

Ainda vão a tempo de economizar alguns euros com os vossos envios!

Atrasos dos CTT nos envios aos assinantes

Mais uma vez, solicitamos que nos enviem as V/reclamações/queixas que tenham sobre os atrasos verificados nos V/envios, se possível fundamentados com provas, para que possamos reclamar perante os CTT, afim de que estes possam melhorar a qualidade dos serviços no futuro.

Contamos convosco!

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Lei da Transparência

Entrou em vigor no dia 27out, o Dec-Lei 78/2015 de 29jul, que regula a Lei da Transparência da Titularidade dos Meios de Comunicação Social

Esta lei obriga a comunicação à ERC, de um conjunto de informações relacionadas com a composição dos órgãos sociais, do responsável pela edição e supervisão dos conteúdos editoriais, dos principais fluxos financeiros, etc… Em termos a definir em regulamento pela ERC, que irá fixar a natureza dos dados a transmitir e a periodicidade da obrigação desta informação, com coimas elevadas para quem o não fizer.

A ERC encontra-se em fase de elaboração de uma ferramenta informática baseada na internet, que permita que todas as publicações, ali registadas, possam cumprir as obrigações exigidas por esta lei, de uma forma rigorosa, fácil e cómoda. Assim que tivermos conhecimento da entrada em vigor dessa ferramenta “Regulamento da ERC”, vos informaremos. Até lá, embora ainda não possam ser penalizados pela situação de incumprimento que não é da V/responsabilidade, mantenham-se atentos a esta lei

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Museu Nacional da Imprensa

 O MNI é um 'museu vivo', dispõe de um dos maiores patrimónios tipográficos do mundo e apresenta três exposições permanentes: Memórias da Imprensa, Miniaturas Tipográficas (a maior coleção mundial) e PortoCartoon - O Riso do Mundo. É também o museu da descentralização cultural - com mostras em diversos pontos do país e no estrangeiro. Neste âmbito, desenvolve uma política de estímulo à criação de núcleos/museus, já materializada em Celorico de Bastos e no Museu de Imprensa-Madeira (em Câmara de Lobos).

Caso ainda não conheça, saiba que o Museu Nacional da Imprensa, fica no Porto e está aberto 365 dias/ano e têm os jornalistas como amigos especiais. 

Veja mais informações nas páginas mencionadas abaixo e visite este museu.          PRS/AIC

Museu Nacional da Imprensa

Estrada Nacional 108, n.º 206 4300-316 Porto (junto à Ponte do Freixo)

Tel.: +351 22 530 49 66 | Email: mni@museudaimprensa.pt 

www.museudaimprensa.pt   www.cartoonvirtualmuseum.org

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 Em tempo de aniversário

Saudamos e desejamos as maiores felicidades para os associados que celebram o seu aniversário neste e no próximo mês:

 nov-15  
 Jornal Alvorada55P.Ricardo Franco
O Amigo do Povo99P.Manuel de Jesus Ventura Pinho
O Montemorense    63Dr.Pedro Miguel Conceição
A Seara35P.Francisco Jesus Graça
Voz de Lamego85P.Joaquim Proença Dionisio
Correio do Vouga85P.Querubim José Pereira da Silva
O Almonda97P.Lúciano Natal Brasil Oliveira
Notícias de Setúbal14P.Francisco Mendes
A Voz de Serpins54P.Orlando José Carrasqueira Martins
    
 dez-15  
Comunidade Cristã de Carvalhais53P.Miguel Rodrigues Pereira
Família Cristã61P.Francisco Rebelo
Mensagem Nova56P.José Sepúlveda Soares da Costa
Evangelizar Hoje28Irª.Maria do Carmo Bogo
Arauto de Montargil47P.Francisco Pimenta Alves Bento
Jornal do Sotavento25Dr.Geraldo de Jesus
O Jornal da Lixa54Dr.José Rui Guimarães Fonseca
Voz do Sado56P.Ricardo Nuno Carolino Lameira
O Alcoa70DrªAna Maria Balbino Caldeira
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Pagamento de quotas de associado:

Caso pretenda pagar as quotas de associado, poderá fazê-lo pelos seguintes meios:

1) Enviar cheque endereçado à: AIC, para: Av. do Colégio Militar, nº 28 - 9º Dto. 1500-185 Lisboa;

2) Por Transferência Bancária para a Conta da AIC, NIB: 0018 0000 35946209001 24;

OBS: Se efectuar o pagamento por Transf. Bancária, deverá dar-nos conhecimento por e-mail, para lhe enviarmos o recibo pelo correio.