Cabeçalho
---

Caros associados, com os melhores cumprimentos e votos de festas felizes, aqui V/deixamos a 8ª "Newsletter" do Mais Informação Digital.

---
---

Oferta de um «Manual» oportuno

Nos próximos dias, os diretores das publicações da AIC receberão por correio um exemplar do livro de Marguerite Peters, «A Globalização da Revolução Cultural Ocidental». Na nota introdutória, o patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, chama-lhe «manual oportuno».

Porquê esta oferta? A fundação «Ajunção do Bem», no seu plano de atividades, em boa hora decidiu traduzir esta obra e disponibilizá-la gratuitamente. Através de um diálogo com o vice-presidente, José Veiga de Macedo, achamos por bem enviá-la às publicações da AIC. Transcrevo aqui uns parágrafos da nota de Manuel Clemente, ao apresentar esta obra, para sublinhar a importância da mesma.

“O objetivo de Marguerite A. Peters é declarado nas primeiras linhas do seu livro, cuja tradução portuguesa me cumpre saudar: «fornecer a todos os interessados as informações de que necessitam para adquirir, à luz da lei eterna inscrita pelo próprio Deus no coração de todos os homens, o conhecimento e o discernimento dos conceitos-chave e dos mecanismos operacionais da globalização da revolução cultural ocidental».

“Há, esclarece a autora, uma ação em curso: a mundialização da «revolução cultural ocidental». Parte de determinadas ideias-chave que se ativam por mecanismos operacionais certeiros. Indicar tais ideias e denunciar tais mecanismos é a intenção do livro que, por isso mesmo, constitui um autêntico «manual» para os educadores de todos os países. Um sobreaviso”.

Sem querer alongar estas notas, transcrevo ainda um parágrafo de Manuel Clemente: “A autora tanto denuncia a globalização da revolução cultural ocidental como verifica o seu esgotamento por nada ter de consistente e de mobilizador. Nem ideias que vão além do individualismo, nem ideias para nos reencontrarmos como humanidade comum e corresponsável. Sem Criador nem criaturas, nada nos fica e ficamo-nos em nada”. São 200 páginas que despertam a curiosidade e, sobretudo, alertam para o rumo perigoso que a civilização atual está a seguir.                           EA

---

Parcerias

A direção da AIC tem mantido contatos com a API com o objetivo de desenvolver iniciativas de interesse comum. A união de esforços pode trazer vantagens a ambas as associações. É o caso de acordos com os CTT, cuja negociação tem sido levada por diante pela API também em nome da AIC.

Cluster para a CS da Universidade de Aveiro

Recentemente AIC e API mantiveram conversas sobre duas iniciativas que podem ter interesse. Em primeiro lugar refiro a iniciativa de criar um «cluster» para a comunicação social. Com a sua criação seria possível apresentar projetos ao Portugal 2020 em conjunto para financiamento de iniciativas. As vantagens são evidentes: os projetos seriam mais bem preparados em conjunto, teriam mais força e, por conseguinte, maior probabilidade de serem aprovados. Acontece que não se conseguiu o objetivo da criação do cluster e foi sugerido que se participasse num cluster já existente na Universidade de Aveiro.

Depois de contatar esta entidade conseguiu-se um acordo para integrar o cluster. A adesão terá um período inicial de experimentação com a duração de seis meses. Significa que, durante este período a AIC inscreve-se sem qualquer encargo, estando habilitada a apresentar projetos para concorrer ao Portugal 2020. Decorrido esse período, decidirá se opta por permanecer no cluster, ou se o abandona. Os sócios da AIC poderão, a partir deste momento, pensar na apresentação de projetos. Quem estiver interessado deverá contatar a direção.

Fundo Google para projetos da comunicação digital

A Google disponibilizou uma verba de 150 milhões de euros para a Europa, durante três anos, destinada a projetos de comunicação social digital. Os projetos até 50 mil euros serão financiados a cem por cento. As condições do concurso são mínimas, embora exigentes: projeto inovador na área do digital. Infelizmente o prazo de concurso é muito curto – até 4 de dezembro – limitando muito a possibilidade de apresentar um projeto que possa ser vencedor. Nestas condições, resta aos associados da AIC começar a pensar em projetos para o próximo ano.                  EA

---

Consulta Pública sobre Regulamento da Lei da Transparência

 A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), está a promover uma consulta pública sobre o Regulamento da Transparência, até ao dia 18 de dezembro.

projeto de regulamento que estabelece as regras sobre a transparência dos principais meios de financiamento e sobre o relatório anual de governo societário das entidades que prosseguem atividades de comunicação social, foi discutido e aprovado em 18 de Novembro e tem por objetivo o cumprimento do disposto nos artigos 5.º e 16.º da Lei n.º 78/2015, de 29 de Julho, que regula a promoção da transparência da titularidade, da gestão e dos meios de financiamento das entidades que prosseguem atividades de comunicação social.

Todos os interessados em participar nesta consulta deverão enviar as V/sugestões, comentários e observações, até 18dez, para a ERC, através do email: consultapublica.transparencia@erc.pt.

Para mais informações sobre este assunto, deverão consultar o sítio eletrónico da Entidade Reguladora, disponível em www.erc.pt. Ou clicando aqui.

---

informações sobre campanhas de publicidade institucional do Estado

A ERC tornou público, a 20 de novembro, os procedimentos a adotar para todas as entidades que promovam campanhas de publicidade institucional do Estado, para uma primeira fase do processo de aplicação da Lei n.º 95/2015, de 17 de Agostoque remete para esta entidade as competências para a verificação e fiscalização do cumprimento dos deveres de comunicação e da transparência destas campanhas. Para mais informações, consulte o site da ERC.

---

Incentivos do Estado 

Tal como a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo (que informamos na newsletter anterior), também a CCDR-N concluiu, a 11nov, o processo de candidaturas respeitante aos Incentivos do Estado para os órgãos de comunicação social. A lista destes incentivos encontra-se disponível para consulta, na página: www.ccdr-n.pt.

De acordo com o relatório final, da CCDR-N, foram recebidas 52 candidaturas:

Desenvolvimento Digital – 26; Modernização Tecnológica – 14; Acessibilidade à Comunicação Social – 4;  Literacia e Educação – 7; Parcerias Estratégicas – 1;

Pode consultar a lista dos incentivos que foram atribuídos na região norteaqui.

A CCDR-LVT (Lisboa e Vale do Tejo) vai reunir com as  "Comissões de Acompanhamento" (que incluem a AIC), para aprovarem as candidaturas aos incentivos do estado, a 03dez.

Quanto à CCDRC (Centro - Coimbra) e a CCDRAlg (Algarve), ainda não sabemos as datas de reunião, mas será muito em breve, dado que já analisaram as propostas e informaram os respetivos candidatos sobre a situação das mesmas. Caso pretendam saber mais pormenores sobre as candidaturas, podem aceder clicando nos “links” abaixo.

CCDR-LVT (Lisboa e Vale do Tejo)

CCDRC (Centro - Coimbra) 

CCDRAlg (Algarve - Faro)

A próxima candidatura a estes incentivos, será em março de 2016, ver o Dec-Lei 23/2015.

---

Majorações no Incentivo à Leitura

Voltamos a alertar de que existem algumas "majorações" que vos podem ser concedidas no Incentivo à Leitura (ex-porte pago), tais como: acréscimo de 10% ao incentivo (em vez dos atuais 40% passam a ter 50% de desconto), para publicações que desenvolvam a sua atividade em regiões de "baixa densidade populacional" (regiões com menos de 100 habitantes por Km2), entre outras.

Consulte o Dec-Lei 22/2015 de 6fev e a Portaria nº 100/2015 de 2abr e se a V/publicação reúne condições para qualquer das majorações mencionadas, mesmo que já disponha de uma credencial válida, pode, em qualquer momento, enviar um novo formulário para a CCDR da sua área, com as alterações mencionadas.

Se ainda não possui este incentivo, porque julga não ter direito a ele, aconselhamos uma leitura mais atenta a esta legislação e também às majoraçõesmencionadas na republicação do Dec-Lei 98/2007, de 2 de abril, páginas 705 e 706 - Artº 4º-A, 4º-B e 4º-C. que pode ver aqui. 

Obs: Não se esqueça de renovar a credencial do incentivo à leitura, caso a que possua vá caducar brevemente. Pode encontrar a documentação necessária na página da AIC ou na CCDR da V/áreaSe tiver dúvidas contacte-nos.

---

Acordo com CTT - Descontos Cláusula 5ª

Chamamos a V/atenção de que as autorizações que possuem para a utilização destes descontos, atribuídas pelos CTT, terminam no final deste ano. Pelo que devem utilizar o total dos envios que V/foram concedidos, até 31dez2015Assim teremos mais força e argumentos para voltar a negociar um novo contrato por mais 3 anos, que contamos ser brevemente, 

Assim que o novo contrato for assinado, vos enviaremos um novo formulário para preencherem, para continuarem a usufruir destes descontos por mais um ano.

Voltamos a insistir que estes descontos são independentes de qualquer outro benefício, que nada têm a ver com o Incentivo à leitura e que são concedidos a todos os associados, que enviem a publicação via CTT. Com este benefício, poderão economizar muitos euros nos envios dado que usufruem de um desconto de 70% (para envios nacionais) e de 75% (envios para o estrangeiro), que podem gerir como quiserem. Qualquer associado se pode candidatar desde que que não tenha dívidas com os CTT.  Se ainda tiverem dúvidas, contactem a AIC, para vos esclarecermos melhor.

Ainda vão a tempo de economizar alguns euros com os vossos envios!

---

Pedido de informação aos associados sobre expedição dos jornais

 A Direcção da AIIC encontra-se, neste momento, a fazer um levantamento junto dos seus associados para saber como está a ser processada a expedição dos jornais por via postal, no âmbito do acordo assinado do Incentivo à Leitura (ex-Porte Pago).

Se existem casos em que os Correios não executam a entrega dos jornais no prazo estabelecido, agradecemos que nos contactem, de forma a que possamos fazer chegar as reclamações junto da administração dos CTT.

Poderá fazer chegar essa informação, preferencialmente, por correio electrónico para a nossa associação:aic@sapo.pt.

---

Partilha de fotografias - fotos.aiic.pt

Apresentação

Partilhar fotografias e fazer chegar as imagens dos acontecimentos nas várias regiões do país a todo o mundo. É esse o objetivo da ferramenta de partilha que a Agência Ecclesia, a Associação de Imprensa de Inspiração Cristã e a MissãoPress lançam, com o propósito de facilitar o conhecimento dos eventos registados e a pesquisa entre os álbuns disponíveis.

A ferramenta de partilha de fotografias agora criada, aberta, utiliza dois recursos: o flickr para armazenamento e pesquisa de acordo com o autor das fotografias e uma página da internet (fotos.aiic.pt) onde se divulgam as reportagens fotográficas do último mês e se faz uma listagem de todos os álbuns registados pelos fotógrafos que integram esta rede.

Podem integrar esta rede de partilha fotógrafos, os títulos da imprensa regional, gabinetes ou secretariados de comunicação e outros órgãos de comunicação social.

A grande mais-valia desta ferramenta de partilha é dar a conhecer as imagens existentes e facilitar o acesso ao arquivo dos que integram este projeto.

A operacionalização da partilha de imagens em fotos.aiic.pt é realizada pelo João Fernandes, da Missão Press, e o Manuel Costa, da Agência Ecclesia.

Para qualquer esclarecimento, aqui ficam os contactos:

joao.missaopress@gmail.com; manuelcosta@ecclesia.pt

 

Procedimentos e normas

1. Os direitos de autor das fotografias partilhadas em fotos.aiic.pt são de cada fotógrafo e a sua cedência é gerida pelo próprio;

2. As imagens são partilhadas numa conta flickr criada e gerida por cada fotojornalista;

3. O portal fotos.aiic.pt agrega as fotografias publicadas nas contas flickr aderentes a esta rede de partilha;

4. Cada imagem é publicada no flickr nas dimensões, com a qualidade e o formato que cada fotojornalista decidir;

5. A rede de partilha sugere que as fotografias sejam publicadas em baixa qualidade e/ou com marca de água e sejam solicitadas ao respetivo autor por email;

6. Se o primeiro interesse do fotojornalista for a divulgação do seu trabalho, sugerimos que as fotografias sejam disponibilizadas de forma aberta em alta qualidade;

7. O portal fotos.aiic.pt tem por objetivo divulgar trabalhos de fotojornalismo ligados a projetos editoriais de inspiração cristã e aproximar as várias reportagens fotográficas realizadas de um maior número de meios de comunicação social.                                                     PR/MC Ecclesia

---

João Soares tutela Comunicação Social

Com a entrada em funções do novo governo, o ministro da Cultura, João Soares, vai ter a tutela da área da Comunicação Social, que abrange as empresas RTP (televisão e rádio públicas) e Agência Lusa…Continue a ler   (JN, 26nov).

---

Em tempo de aniversário

Saudamos e desejamos as maiores felicidades para os associados que celebram o seu aniversário neste mês:

 dez-15  
Comunidade Cristã de Carvalhais53P.Miguel Rodrigues Pereira
Família Cristã61P.Francisco Rebelo
Mensagem Nova56P.José Sepúlveda Soares da Costa
Evangelizar Hoje28Irª.Maria do Carmo Bogo
Arauto de Montargil47P.Francisco Pimenta Alves Bento
Jornal do Sotavento25Dr.Geraldo de Jesus
O Jornal da Lixa54Dr.José Rui Guimarães Fonseca
Voz do Sado56P.Ricardo Nuno Carolino Lameira
O Alcoa70DrªAna Maria Balbino Caldeira

Aproveitamos ainda para felicitar os aniversariantes de janeiro do próximo ano:

 jan-16  
Além-Mar60Ir.Bernardino Frutuoso
Amigo da Verdade89P.Manuel Joaquim Geada Pinto
Missão OMP66P.António Manuel Batista Lopes
Hospitalidade80P.Vitor Lameiras
Betânia do Lima46P.Valdemiro B. Domingues
Cidade Nova25P.Abílio C. Fernandes
Contacto SVD36P.António Augusto Lopes Leite
Jesus Vivo27Dr.ªHercília Pinto
Fátima Missionária62P.Darci Vilarinho e Francisco Bento
Fileiras Marianas51P.José Carlos Sousa
A Folha dos Valentes39P.Juan Noite
Jornal da Beira95P.João Martins Marques
Jornal da Família56Dr.ªMaria da Conceição Gomes Vieira
Luz-Boletim Interparoquial50P.Fernando Rodrigues Carvalho
Audácia50Ir.Bernardino Frutuoso
Mensageiro de Bragança76P.José Carlos A. A. Martins
Mensageiro de Santo António32FreiJosé Augusto Marques
Mundo Rural53Dr.Roger dos Santos Madureira
Notícias da Covilhã103Cón.Fernando Brito
Notícias de Beja88P.Alberto Geraldes Batista
Notícias de Viana37P.António Paulo Silva Gomes
Raio de Luz41Dr.António Marques
Agência Ecclesia22Dr.Paulo Rocha
Vida Consagrada36Dr.Manuel Joaquim Gomes Barbosa
Voz das Misericórdias31Dr.António Paulo Salvado de Lima Moreira
A Voz do Mar60P.Diogo Correia
Voz Portucalense47P.Manuel Correia Fernandes
Revista Stella79Irª.Amália Maria Saraiva Monteiro
Folha do Olival60P.Bertolino Vieira
Voz da Verdade84P.Nuno Rosário Fernandes
O Clarim (SNAO)71P.Dário Pedroso
O Jornal de Vieira44Dr.Luís Taborda Silva Jácome
Mensageiro do Coração de Jesus141P.António Valério, s.j.
Magnificat65P.Heitor Morais da Silva
Juventude Operária71Drª.Elisabete Silva
Cavaleiro da Imaculada56P.Pedrosa Ferreira
Missões Franciscanas79/49FreiVitor Manuel Gomes Rafael, OFM
Acção Missionária76P.Tony Neves
O Correio de Parada39/29P.Ramiro Dias Ribeiro
Eco das Missões23Irª.Manuela Medeiros
O Encontro44Drª.Antonieta Guerreiro
Família Comboniana42P.Bernardino Frutuoso
Boletim Paroquial Vila das Aves34P.Fernando de Azevedo Abreu
Serra e Vale46P.Carlos Alberto Brito de Castro
Celebração Litúrgica46Dr.Manuel Fernando Sousa Silva
Communio - Revista Internacional   Católica32Prof.Henrique de Noronha Galvão
O Ardina - "Fundação Obra do   Ardina"74Dr.Carlos Diogo
Notícias de Sousel19P.António José Nabais Fernandes
Rosário de Maria72FreiJosé Carlos Vaz Lucas
Palavra (Cerzedelo)18P.José Ferreira Marques
Voz do Trabalho66Dr.José Augusto Gomes Paixão
Servir63Enf.João Paulo Batalim Nunes
João Semana102P.Manuel Pires Bastos
Legião de Maria55P.Abílio Pina Ribeiro
Boletim Diocesano de Vila Real13P.João Curralejo
Espaço Solidário11Dr.Manuel Pereira Amial
Igrejas Lusófonas - Boletim16Pe.José Martins Maia
---

Desejamos a todos os N/associados, colaboradores, familiares e amigos, "Um Santo e Feliz Natal", com boas entradas no novo ano.

---

Pagamento de quotas de associado:

Caso pretenda pagar as quotas de associado, poderá fazê-lo pelos seguintes meios:

1) Enviar cheque endereçado à: AIC, para: Av. do Colégio Militar, nº 28 - 9º Dto. 1500-185 Lisboa;

2) Por Transferência Bancária para a Conta da AIC, NIB: 0018 0000 35946209001 24;

OBS: Se efectuar o pagamento por Transf. Bancária, deverá dar-nos conhecimento por e-mail, para lhe enviarmos o recibo pelo correio.