Caros associados, com os melhores cumprimentos e "Votos de uma Santa e Feliz Páscoa", aqui V/deixamos a "Newsletter nº 26" do Mais Informação Digital.

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Eleições Autárquicas - Sessões de esclarecimento

Caros associados,

Conforme vos informamos, em conjunto com a Comissão Nacional de Eleições (CNE), a API e a ARIC, estamos a realizar algumas sessões de esclarecimento pelo país, com o objetivo de informar melhor os associados sobre as eleições autárquicas, nomeadamente: a “publicidade e a cobertura jornalística”, no período de campanha eleitoral.

 Veja abaixo e aqui as datas e os locais dos encontros onde estaremos à vossa espera para vos esclarecer:

 - Évora: 07 de abril às 11h00;

- Castelo Branco e Coimbra: 21 de abril às 10h00 e 15h00, respetivamente;

- Lisboa: 05 de maio;

- Açores: 12 de maio (a confirmar);

- Vila Real e Porto: 26 de maio às 11h00 e 15h00, respetivamente;

- Funchal: 02 de junho;

 Caso pretenda comparecer num dos locais mencionados para ser melhor esclarecido sobre as eleições autárquicas, basta que nos informe, antecipadamente, onde irá estar presente. 

A inscrição é gratuita. Contamos consigo!

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Incentivos do Estado de 2016 e para 2017 - Ainda aguardam despacho

 Conforme já vos demos conhecimento, ainda não foi deferido o despacho pelo Ministro das Finanças para atribuição das verbas para os incentivos do estado do ano de 2016, nem foi ainda aberto o concurso para os incentivos de 2017.

Já foi publicado o Decreto-Lei  27/2017, de 10mar, que transfere as competências que tinha a Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P. , para o GEPAC - Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais. Este gabinete, sob a tutela do Ministro da Cultura, entre outras missões, tem agora também a missão de executar a política de incentivos à comunicação social, sendo responsável pela parte financeira, sem prejuízo das outras atribuições que já estão atribuídas às CCDR´s.

 Contudo, ainda se continua a aguardar o Despacho do Ministro das Finanças, para dar andamento aos processos dos incentivos. Dado que as verbas a transferir irão englobar as candidaturas aos concursos de 2016 e também as que irão ser atribuídas para 2017, as CCDR´s ainda não abriram os concursos, que estavam previstos realizar de 01 a 15 de Março, uma vez que o despacho ainda não foi assinado.

Uma boa notícia é que já tivemos conhecimento que as CCDR’s começaram a informar os Órgãos que ainda têm valores a receber referentes projetos de 2015 que os pagamentos vão começar a ser feitos em breve através do GEPAC (entidade do Ministério da Cultura que substituiu a Agência para o Desenvolvimento e Coesão).

 Por isso, solicitamos a quem pretende candidatar-se aos incentivos do estado para o ano de 2017, que obtenha todos os documentos necessários, de acordo com o Dec-Lei 23/2015, de 06fev e da Portaria 179/2015, de 16 de junho para estarem prontos a enviar às respetivas CCDR´s, assim que for publicado o Despacho do Ministro das Finanças.

 Para aqueles que se candidataram aos incentivos do estado em 2016, devem também continuar a aguardar o respetivo despacho e a confirmação das V/CCDR´s, para saberem se o incentivo vos foi ou não atribuído.

 Assim que tivermos mais notícias, vos informaremos.

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Incentivo à Leitura (ex Porte-Pago) - Renovação

 Relembramos que os incentivos mencionados acima, nada têm a ver com o "Incentivo à Leitura". 

Todos os cartões de acesso ao Incentivo à Leitura (ex-porte pago), têm um período de validade de 2 anos, por isso, verifiquem a V/credencial, se estiver prestes a caducar,  é altura de começarem a pensar na sua renovação junto das V/CCDR,s, devendo fazê-lo com pelo menos 15 a 30 dias de antecedência.

 Para a renovação, devem consultar a página da CCDR da região a que pertencem:

www.ccdr-n.pt  (região do Norte – Porto);

www.ccdrc.pt (região do Centro – Coimbra);

www.ccdr-lvt.pt (região de Lisboa e Vale do Tejo – Lisboa);

www.ccdr-a.gov.pt (região do Sul e Alentejo – Évora);

www.ccdr-alg.pt (região do Algarve – Faro);

 Procurar a informação relativa aos “incentivos para a Comunicação Social” ver a documentação a apresentar e obter o requerimento para renovação do Incentivo à Leitura, preencher e enviar, se possível, digitalizado para o email mencionado no site de cada CCDR.

 Apesar de poderem encontrar toda a documentação necessária, no site da V/CCDR, também a podem pedir por email, dado que o formulário a apresentar tem o logotipo especifico de cada CCDR.

Se necessitarem de qualquer informação não hesitem em contactar a AIC.

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Dados financeiros e relatório de governo societário devem ser submetidos até 30 de abril na Plataforma Digital da ERC

 

As pessoas singulares e coletivas que prosseguem atividades de comunicação social, abrangidas pela Lei da Transparência (Lei n.º 78/2015, de 29 de julho), deverão comunicar, até dia 30 de abril, os fluxos financeiros e submeter o relatório de governo societário, ambos relativos ao exercício de 2016.

O reporte de indicadores financeiros tem de ser efetuado por todas as entidades com contabilidade organizada e o relatório de governo societário constitui uma obrigação para todas as sociedades comerciais. Estas informações terão de ser prestadas através das respetivas contas das entidades na Plataforma Digital da Transparência.

Outras informações devem ser atualizadas sempre que se justifique, tais como a titularidade das participações sociais, a composição dos órgãos sociais e a identificação do/a responsável pela orientação editorial do(s) órgão(s) de comunicação social.

Adicionalmente, a ERC encontra-se a analisar e a verificar toda a informação já comunicada na Plataforma, e a notificar as entidades em caso de falta de comunicação ou comunicação incorreta ou incompleta dos dados.

O Grupo de Trabalho da ERC para a Transparência está disponível para o esclarecimento de dúvidas através do email info.transparencia@erc.pt e do telefone +351 210107009 (nos dias úteis, das 09h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30).

Ver informação no link: http://www.erc.pt/pt/noticias/dados-financeiros-e-relatorio-de-governo-societario-devem-ser-submetidos-ate-30-de-abril

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Visita do Papa a Fátima - Acreditações até 30 de Abril

 Está a decorrer até 30 de Abril, o período para a solicitação de Acreditações, da visita Apostólica a Fátima de Sua Santidade o Papa Francisco, que presidirá à Peregrinação Internacional de Maio, a primeira grande peregrinação do Centenário das Aparições, que este ano se assinala na Cova da Iria.

Link para conhecer todas as Informações da visita do Papa a Fátima: http://www.papa2017.fatima.pt/pt

 Saiba como fazer a sua acreditação, em : http://www.papa2017.fatima.pt/pt/pages/acreditacao-jornalistas

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Candidatura aos "Incentivos da Google" -  até 30 de Abril   

 Desde 7 de Março, que está também a decorrer o terceiro round à candidatura aos "incentivos de iniciativa digital" levados a cabo pela "Google", terminando a 30 de abril.

Esta iniciativa, foi lançada pela "Google", em 2015, No âmbito da "Digital News Initiative" (DNI), com 2 candidaturas anuais, a um fundo de 150 milhões de euros, dos quais já foram atribuídos cerca de 50 milhões aos mais de 250 projetos apresentados, distribuídos por 27 países europeus, destina-se a candidatos, individuais ou coletivos, que visem apresentar iniciativas de projetos inovadores de jornalismo digital, podendo ser obtido um incentivo a fundo perdido de 50.000 euros, entre outros.

 Caso esteja interessado em candidatar-se ou para obter mais informações sobre este fundo, clique no linkhttps://www.digitalnewsinitiative.com/fund/

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 Acordo Correio Editorial - Descontos CTT Cláusula 5ª

Relembramos que se encontra disponível um novo formulário de candidatura a este benefício, para poderem usufruir dos descontos a conceder pelos CTT, durante o ano de 2017,  (70% para os envios para o continente e 75% para o estrangeiro).

Se já nos enviou o formulário preenchido e ainda não recebeu o despacho, aguarde pelo seu deferimento. Os CTT já deferiram a maior parte dos requerimentos que nos foram enviados, mas ainda faltam alguns. Se for o seu caso, aguarde mais um pouco, pois assim que nos chegar o respetivo despacho o enviaremos. 

Se ainda não nos enviou o formulário preenchido, ainda vai a tempo de o fazer, dado que pode usufruir dos descontos mencionados, até ao final do ano.

Caso pretenda mais esclarecimentos sobre este benefício, ou se ainda não possui o formulário, contacte a AIC.

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Lista de Aniversários:

 

Publicação:abril-2017 Diretor:
Ecos de Mundão26P.Raimundo Elias Filho
Diário do Minho98Dr.Damião A. Gonçalves Pereira
O Correio de Papízios48P.Ramiro Dias Ribeiro
Voz de S. Romão63P.José Moreira Martinho
Mais Além56P.Nuno Miguel Heleno Gil
Pontes10DrªEugénia da Trindade Quaresma

A direção da AIC deseja a todos os aniversariantes as maiores felicidades e continuação de boas reportagens.

Uma Páscoa Feliz para todos!

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AG2017: Pagamento de quota extraordinária para 2017

Conforme já vos demos conhecimento através da ata da Assembleia Geral da AIC, realizada a 17 de fevereiro, em Fátima, foi decidido por maioria, que todos os associados paguem uma “quota mensal extraordinária” em 2017, para ajudar ao deficit negativo da AIC.

O valor a pagar, será o referente a 1 (uma) quota mensal.

Caso não tenha recebido a Ata, ou não saiba o valor da sua quota mensal, contacte a AIC.

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Pagamento das quotas de associado:

Agradecemos a regularização do pagamento das quotas, pelos seguintes meios:

1) Enviar cheque endereçado à: AIC, para: Av. do Colégio Militar, nº 28 - 9º Dto. 1500-185 Lisboa;

2) Por Transferência Bancária para a Conta da AIC, IBAN: PT50 0018 0000 35946209001 24 

OBS: Se efectuar o pagamento por Transf. Bancária, deverá dar-nos conhecimento por e-mail, para lhe enviarmos o recibo pelo correio.

www.aiic.pt   //  aic@sapo.pt