Caros associados com os melhores cumprimentos, aqui V/deixamos a "Newsletter nº 36" do Mais Informação Digital.

 

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Assembleia Geral da AIC a 02 de março

Caros associados,

Lembramos que a próxima Assembleia Geral da AIC, vai ter lugar em Fátima, na Casa de Nossa Senhora do Carmo, no dia 02 de março, pelas 09h30.

De acordo com a convocatória e a agenda que V/foram enviadas pelo correio, existem alguns assuntos importantes sobre a imprensa regional que queremos partilhar convosco. Iremos também proceder à eleição dos Novos Órgãos Sociais da AIC para o triénio de 2018 a 2020 e, por isso, contamos com a V/presença na reunião.

Caso pretendam almoçar na Casa de Nª Sª do Carmo, devem informar-nos com pelo menos 3 dias de antecedência, para lhe podermos assegurar a refeição.

Marque já na sua agenda o dia 2 de março. Contamos consigo!

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Bispos vão debater «plano de Comunicação Social»Igreja/Media: Bispos vão debater «plano de Comunicação Social»

  Tema marca presença na próxima Assembleia Plenária do episcopado católico em abril

 De acordo com o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), padre Manuel Barbosa, a Assembleia Plenária do episcopado católico vai debater um “plano de Comunicação Social” para a Igreja. A “reflexão de fundo” vai decorrer na próxima reunião magna da CEP, de 9 a 12 de abril.

O padre Manuel Barbosa informou os jornalistas que está em causa uma “reflexão mais alargada sobre a Comunicação Social da Igreja”, procurando que seja “comunicação do Evangelho, da Doutrina da Igreja”, num serviço “competente e com qualidade”. Continue a ler aqui.

 (Informação da página da Ecclesia).

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20ª edição do Prémio AMI – Jornalismo Contra a Indiferença

Este prémio, cofinanciado pelo Novo Banco, destina-se a destacar trabalhos jornalísticos que, pela sua excecional qualidade, representem um testemunho e uma contribuição válida para que a indiferença dos poderes de opinião pública não permitam cobrir com um manto de silêncio situações intoleráveis, do ponto de vista humano, social, económico ou outro, em qualquer parte do mundo. O trabalho vencedor será premiado com 15 mil euros.

As candidaturas ao Prémio AMI – Jornalismo Contra a Indiferença 2017 encontram-se abertas até 28 de fevereiro. Veja mais informações aqui.

Os trabalhos podem ser entregues em mão ou enviados via CTT, para a sede da AMI – Rua José do Patrocínio, 49 Marvila 1959-003 Lisboa –  ou, no caso de reportagens online, para o e-mail: imagem.sensibilizacao@ami.org.pt

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Prémio de jornalismo Fernando de Sousa - Candidaturas até 28fev

A Comissão Europeia em Portugal lança a segunda edição do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa para trabalhos publicados ou difundidos durante o ano de 2017.

 Este prémio, foi criado em homenagem ao jornalista português e tem por objetivo reconhecer as peças informativas que tenham contribuído de forma notável para explicar questões importantes a nível europeu ou que tenham promovido um melhor conhecimento das instituições ou das políticas da União Europeia em Portugal, nas áreas de imprensa escrita, rádio, televisão, internet e encontra-se dividido em três categorias:

. Categoria jornalista media nacional – prémio no valor de 5 mil euros será atribuído a um trabalho produzido por um jornalista detentor de carteira profissional ou por uma equipa da qual conste um jornalista que seja detentor de carteira profissional, publicado num media de âmbito nacional;

. Categoria jornalista media regional – prémio no valor de 5 mil euros atribuído a um trabalho produzido por um jornalista detentor de carteira profissional ou por uma equipa da qual conste um jornalista detentor de carteira profissional, publicado num media de âmbito regional ou local;

. Categoria estudante – prémio no valor de 3 mil euros atribuído a um estudante (ou a uma equipa de no máximo cinco elementos) do ensino superior de jornalismo ou comunicação social.

O período para apresentação de candidaturas decorre até 28 de Fevereiro.

Veja Formulários de candidatura e regulamento aqui.

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Portugal vai ser capital mundial dos media em Maio e Junho

Fábio Augusto

 Vai chamar-se Media Summit, mas poderia ser Web Press. Lisboa e Cascais vão receber durante duas semanas milhares de pessoas ligadas aos mundo dos jornais e do jornalismo com a organização de quatro eventos que até agora se realizavam em países diferentes. São esperados os responsáveis de algumas referências mundiais da imprensa, como o New York Times, The Guardian, Financial Times, France Press, Huffington Post, Numbers , Forbes, El Pais, Euronews, Reuters, Al Jazira, Politico e Associated Press. Plataformas como a Google, a Facebook e associações como a Repórteres Sem Fronteiras e o Consórcio Internacional de Jornalistas (que revelou os o caso Panama Papers) também fazem parte do cartaz destes eventos que se vão realizar em Portugal.

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Saiba quantos OCS estavam registados na ERC a 31dez2017

A crise dos media em Portugal parece não ter fim. A 31 de dezembro 2017 estavam registados na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) 2451 órgãos de comunicação social, menos 66 do que no último dia de 2016, quando foi contabilizado um total de 2517 meios.

 A perda fez-se sentir, sobretudo, do lado das publicações periódicas, onde se integram jornais e revistas, das mais diversas periodicidades. Foram registados menos 62 órgãos de comunicação social deste tipo. Esta área de negócio continua a representar o grosso dos registos que dão entrada no regulador dos media, presidido desde dezembro pelo juiz Sebastião Póvoas. Também as empresas jornalísticas enfrentaram um novo revés, com a perda de 31 meios. Já os operadores de radiodifusão, proprietários de rádios, são agora menos quatro. Pelo contrário, num mercado que aposta cada vez mais no digital, assistiu-se a um incremento nos registos de serviços de programas distribuídos exclusivamente pela internet (mais 29) e dos operadores televisivos (mais dois).                                                 

Consulte os dados na página da ERC, aqui.

Se pretender pode também consultar a base de dados dos OCS, aqui.

 Caso verifique que os dados da sua publicação não estão corretos, deve alterá-los na página da transparência dos mediaclicando aqui

 Obs: Não esquecer de que no caso de mudança de diretor ou alteração de qualquer elemento que careça de registo na ERC, deve também enviar o pedido de alteração de registo para a ERC. 

Veja aqui o formulário para a alteração do registo.

Se tiver dúvidas consulte a AIC (217 165 392) ou a ERC (210 107 000 / 017).

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Lista de aniversários:

A direção da AIC deseja a todas as publicações associadas que celebram os seus aniversários durante este mês as maiores felicidades e continuação de boas reportagens.

 fev-18  
Boletim Salesiano116P.Joaquim Antunes
O Mouranense51P.Luís Hélder Teixeira dos Santos
Voz de Ferreira de Aves34P.Nuno da Gama Osório Amador
Flor de Lis93Dr.António Theriaga Gonçalves
Mens.Paroq.Carragosela, Sabugueiro e   Santiago61P.Rogério Alberto Mota Miranda
O Futuro37Dr.Delfim Fernando da Silva Sol
Bíblica (Revista)63P.Manuel Rito Dias
Notícias de Barroso35Dr.Nuno Miguel Moura
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Pagamento da quota extraordinária de 2017

Conforme já vos demos conhecimento através da ata da Assembleia Geral da AIC, realizada a 17 de fevereiro de 2017, em Fátima, ficou decidido por maioria, para que todos os associados pagassem uma “quota mensal extraordinária” em 2017, para ajudar ao deficit negativo da AIC.

O valor a pagar, é o referente a mais uma (1) quota mensal no ano de 2017.

Caso pretenda regularizar as quotas de associado e/ou a quota extraordinária e não tenha recebido a Ata, ou não saiba o valor da sua quota mensal, contacte a AIC.

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Pagamento das quotas de associado:

Para que associação possa prosseguir com as suas atividades, é necessário que todos os seus associados mantenham as suas quotas em dia, dado ser essa a única fonte de receitas da AIC.  Agradecemos que regularizem o pagamento das quotas pelos seguintes meios:

1) Enviar cheque endereçado à: AIC, para: Av. do Colégio Militar, nº 28 - 9º Dto. 1500-185 Lisboa;

2) Por Transferência Bancária para a Conta da AIC, IBAN: PT50 0018 0000 35946209001 24 

OBS: Se efectuar o pagamento por Transf. Bancária, deverá dar-nos conhecimento por e-mail, para lhe enviarmos o recibo pelo correio.

www.aiic.pt   //  aic@sapo.pt 

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