---

 Caros associados, com os melhores cumprimentos, aqui V/deixamos a "Newsletter nº 61" do Mais Informação Digital.

Votos de boas férias e muita saúde para todos! 

A direção da AIC. 

---

Assembleia Geral da AIC a 17jul no Hotel Consolata - Fátima

Caros associados,

Lembramos, de acordo com a Convocatória que já vos enviámos, que a Assembleia-Geral da AIC vai ser realizada no dia 17 de Julho (sexta feira), na sala de reuniões do Hotel Pax da Consolata (Consolata Hotel) - Fátimapelas 09h30/10h00, com os seguintes pontos em agenda:

09h30 – Receção/secretariado.

1) 10h00: Informação da direção sobre assuntos importantes relacionados com a Imprensa.

2) 10h45:

• Apresentação e aprovação dos documentos contabilísticos mencionados na Convocatória (que já vos enviámos por email);

• Outros assuntos com interesse a apresentar pelos associados;

Obs: devido ao problema de saúde que ainda se vive (Pandemia Covid-19), solicitamos a todos os que vão estar presentes na Assembleia, que se façam acompanhar da respetiva máscara de proteção para uma melhor segurança de todos.

Contamos consigo!

---

ERC prolonga até 31jul, a comunicação anual de dados ao abrigo da Lei da Transparência: Fluxos financeiros e relatórios de sociedades  

Relembramos que o Conselho Regulador da ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social deliberou prorrogar, até 31 de julho, o prazo para as entidades que prosseguem atividades de comunicação social comunicarem, ao abrigo das obrigações de transparência, os fluxos financeiros e submeterem os relatórios de governo societário relativos ao exercício de 2019.

A ERC considera que o prolongamento da data limite inicial (30 de abril) para o final do mês de julho vem responder às solicitações e preocupações manifestadas pelo setor, quanto ao impacto do vírus COVID 19. 

Recorde-se que a Lei da Transparência (Lei n.º 78/2015, de 29 de julho) abrange todas as entidades que prosseguem atividades de comunicação social sob jurisdição do Estado português, identificadas no artigo 6.º dos Estatutos da ERC. E que sobre elas impende a obrigação, sempre que se justifique, de atualizarem a titularidade das participações sociais, a identificação da cadeia de imputação de participações qualificadas, a composição dos órgãos sociais e a indicação dos responsáveis pela orientação editorial.

A informação comunicada ao abrigo das obrigações legais, sobre titularidade, gestão e meios de financiamento, é de acesso público e pode ser consultada no Portal da Transparência da ERC.

Chamamos a atenção de que independentemente de haver ou não alterações no registo da publicação, é obrigatório (para quem tem contabilidade organizada e mantém o registo na ERC) inserir no portal da transparência, anualmente os dados financeiros referentes ao ano anterior (neste caso referentes a 2019), devendo fazê-lo  excecionalmente até 31 de julho

Plataforma da Transparência da ERC: https://transparencia.erc.pt/Account/Login?ReturnUrl=%2FEntidade

2020/04/03 - www.erc.pt/pt/noticias/erc-prolonga-prazo-para-comunicacao-anual-de-dados-ao-abrigo-da-lei-da-transparencia ou www.erc.pt

---

Prémio de Jornalismo "Fernando de Sousa" - até 30jul

A Representação da Comissão Europeia lançou a 4ª edição do Prémio de Jornalismo «Fernando de Sousa». A apresentação de candidaturas pode ser feita entre 30 de junho e 30 de julho de 2020.

O Prémio de Jornalismo «Fernando de Sousa» é atribuído a jornalistas e a estudantes do ensino superior de cursos de jornalismo ou comunicação social que tenham contribuído de forma notável para clarificar questões importantes a nível europeu ou que tenham promovido uma melhor comunicação entre as instituições da União Europeia e os cidadãos em Portugal. Os trabalhos a concurso devem ter sido publicados ou difundidos pela primeira vez entre 1 de janeiro de 2019 e 30 de julho de 2020.

O Prémio de Jornalismo «Fernando de Sousa» é repartido pelas seguintes categorias:

• Categoria «Jornalista – Media Nacional»: um prémio pecuniário de 5 000 (cinco mil) euros

• Categoria «Jornalista – Media Regional»: um prémio pecuniário de 5 000 (cinco mil) euros

• Categoria «Estudante»: um prémio pecuniário de 3 000 (três mil) euros

Os vencedores serão anunciados numa cerimónia em data a confirmar durante 2020 e os prémios entregues após a mesma.

Contacto para questões: COMM-REP-LIS-Press@ec.europa.eu (link sends e-mail)

• Candidaturas e/ou recomendações.

https://ec.europa.eu/portugal/news/journalism-award-fernando-de-sousa-2020_pt

---

Processo de compra antecipada de publicidade institucional do Estado nos media está em fase de contratação

A compra antecipada de publicidade institucional por parte do Estado que foi anunciada a 17 de abril para ajudar os media a lidar com o impacto da pandemia, no montante global de 15 milhões de euros, está em "fase de contratação", segundo afirmou o secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva.

“Estamos a falar de um processo administrativo muito complexo e que nunca tinha sido feito antes”, o que “tem alguma morosidade”, mas “estamos já nesta fase de contratação”, afirmou o governante, em resposta ao PCP sobre o tema, na comissão parlamentar de Cultura e Comunicação, na audição regimental do Ministério da Cultura.

Nuno Artur Silva adiantou que a Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública (ESPAP) “já contactou com os órgãos de comunicação social nacionais a pedir a confirmação de dados”.

“Estamos a falar de 493 entidades de imprensa regional e 264 entidades rádios locais ou regionais”, acrescentou.

Continue a ler em: https://observador.pt/2020/06/30/processo-de-compra-antecipada-de-publicidade-institucional-nos-media-esta-em-fase-de-contratacao/

---

Adesão à VISAPRESS

A VISAPRESS, fundada em 2009, é uma cooperativa que visa a “gestão coletiva dos direitos de autor, de proprietários ou editores de obras ou conteúdos jornalísticos publicados em jornais e revistas, independentemente do meio ou do suporte utilizado”.

Para fazer face à apropriação abusiva dos conteúdos por algumas entidades de "clipping", que visam o lucro com estas informações, a VISAPRESS, da qual a AIC é Cooperador fundador, convida estas entidades a pagar uma licença, em representação dos titulares de direitos de autor aderentes, na defesa intransigente dos seus legítimos interesses. Paralelamente às licenças emitidas, a Visapress recebe também parte das verbas de compensação equitativa dos direitos dos Editores, de acordo com o artº 7º da Lei nº 49/2015, de 5 de junho. Estas verbas, são distribuídas anualmente aos seus cooperadores e através destes aos associados aderentes, de acordo com o nº de exemplares em circulação.

A recente sentença divulgada pelo Tribunal da Propriedade Intelectual (TPI), na condenação de algumas empresas de clipping que não queriam pagar as suas licenças, vem também confirmar a total legitimidade da VISAPRESS – Gestão de Conteúdos dos Media, CRL, na representação dos titulares de direitos de autor dos proprietários dos jornais, revistas e outras publicações periódicas publicados em Portugal, incluindo o direito de exigir a exploração económica (Licenciamento) da obra coletiva utilizada comercialmente pelas empresas de clipping. 

Voltamos a apelar aos associados que ainda não aderiram, para que o façam, pois quanto mais associados/titulares de direitos de autor aderirem, mais fortalecida ficará a imprensa regional. Basta que preencham e nos enviem a “Declaração” e o “Registo da V/publicação - Anexo 1”, que vos foram enviados, para que a AIC vos possa representar perante a Visapress (caso não encontrem a "Declaração" e o "Registo", que enviámos, peçam-nos para os voltarmos a enviar).

A adesão através da AIC é gratuita! Se tiverem dúvidas, não hesitem em contactar-nos.

---

Lista de aniversários:

A direção da AIC deseja a todas publicações associadas que celebram o seu aniversário neste e no próximo mês as maiores felicidades e votos de boas reportagens:

 jul-20  
Folha do Domingo106Dr.Samuel Mendonça
Voz de Torredeita e Boa Aldeia37P.Paulo Diamantino Estevão Rodrigues
Raiano47P.Adelino Américo Lourenço
Família Paroquial de Ílhavo66P.António de Almeida Cruz
Flashes de Fátima - Arautos do Evangelho23Dr.Manuel Silvio de Abreu Almeida
Nova Aliança68Cón.José da Graça
Mais Informação (NL Digital - AIC)27Dr.Paulo Ribeiro
    
 ago-20  
Mensageiro de Alter69P.Paulo Henriques Dias
O Carrilhão40DrªIsabel Vaz Antunes
Boa Nova (Cucujães)96P.Artur de Matos Bastos
A Voz da Freixianda54P.Joaquim Baptista

 

---

Pagamento das quotas de associado:

Para que associação possa prosseguir com as suas atividades, é necessário que todos os seus associados mantenham as suas quotas em dia, dado ser essa a única fonte de receitas da AIC.  Agradecemos que regularizem o pagamento das quotas pelos seguintes meios:

1) Enviar cheque endereçado à: AIC, para: Av. do Colégio Militar, nº 28 - 9º Dto. 1500-185 Lisboa;

2) Por Transferência Bancária para a Conta da AIC, IBAN: PT50 0018 0000 35946209001 24  (NIB: 0018 0000 35946209001 24 - Banco Santander Totta)

OBS: Se efectuar o pagamento por Transf. Bancária, deverá dar-nos conhecimento por e-mail, para lhe enviarmos o recibo pelo correio.

www.aiic.pt   //  aic@sapo.pt 

Veja, utilize e partilhe as últimas fotos na N/página: http://fotos.aiic.pt/

Facebook: Faça-se amigo, divulgue  e consulte a nossa página aqui, ou em:

Associação de Imprensa de Inspiração Cristã - https://www.facebook.com/AICrista/