Caros associados,
Conforme vos informamos, fomos recebidos em audiência pelo Senhor Presidente da República, conjuntamente com a API e a Visapress, a 17 de junho, pelas 18h30.
Representaram a AIC o presidente da direção da AIC, Pe. Elísio Assunção e o seu colaborador César Gomes, além da Direção da API e da Visapress.
Num ambiente de franca cordialidade e boa disposição, o Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa escutou as principais preocupações e problemas que afetam a imprensa regional, nomeadamente, a recente Lei da transparência, que veio sobrecarregar, ainda mais, sobretudo as pequenas publicações, com novas obrigações administrativas e burocráticas.
O Pe. Elísio referiu a preocupação e indignação quanto à discriminação que as publicações da imprensa de inspiração cristã têm vindo a ser alvo, por parte da ERC. As novas classificações atribuídas indiscriminadamente e sem respeitar a lei, sem informar os interessados, passando a classificação de «informação geral» para «doutrinárias», inviabiliza o acesso tanto ao incentivo à leitura, que alguns já detinham anteriormente, como aos outros incentivos do Estado. Foi referido particularmente a ausência de critérios objetivos para tal classificação.
Estas preocupações, bem como uma vasta lista de assuntos que afetam o setor, incluindo todos os contributos que os associados da AIC nos fizeram chegar, com os seus comentários, desabafos e manifestação das principais preocupações do setor que nos afetam a todos, foram entregues num dossier ao Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, que disse ir ler e analisar com atenção todo o conteúdo.
A API, além de expressar as preocupações do setor, teve ainda a oportunidade de apresentar uma lista com os jornais centenários, às quais o Presidente se mostrou sensibilizado e se propôs estudar uma iniciativa para contemplar estes jornais.
O Senhor Presidente da República tomou boa nota, através da sua assessora, de todas as nossas preocupações e problemas. Referiu-se ao papel fundamental da imprensa regional, que continua a desempenhar e muito bem, numa linha de proximidade às populações locais. Disse ainda que, pelo seu passado jornalístico, conhece muito bem este setor, salientando mesmo ter já colaborado com os nossos associados Badaladas e Mensageiro de Bragança. Mostrou-se muito sensibilizado com todos os problemas apresentados.
De referir ainda que deixamos-lhe a data do nosso próximo congresso em Sesimbra, juntamente com o convite a participar.
A audiência foi muito cordial e interessante e julgamos ter sido proveitosa. O Senhor Presidente da República manifestou muito interesse e até preocupação pelos problemas que lhe deixamos nas mãos.
Pode ler aqui a informação colocada na página da Ecclesia: http://www.agencia.ecclesia.pt/noticias/nacional/media-responsaveis-da-associacao-de-imprensa-crista-recebidos-pelo-presidente-da-republica/
—————————————————————————————————————————————————
Caro Diretor, Caro Administrador ou gestor, Caro colega e associado,
Na próxima 6ª feira, dia 17, pelas 18h30, a Associação Portuguesa de Imprensa, a Associação de Imprensa de Inspiração Cristã e a Visapress serão recebidas por Sua Excelência o Presidente da Republica, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, em audiência que terá lugar no Palácio de Belém.
Para além da apresentação de cumprimentos de início de mandato, será uma ocasião para informar o Senhor Presidente sobre as questões mais candentes do sector da Imprensa portuguesa seja qual for o âmbito, a periodicidade o suporte ou o objeto editorial.
O reconhecimento do papel único da imprensa está na Constituição da Republica Portuguesa e por tal razão a defesa da democracia passa pela defesa da Imprensa, da sua liberdade, do seu pluralismo e diversidade. E a sua defesa incumbe aos cidadãos e a todos os órgãos de soberania.
Por esta razão e pelo passado jornalístico de Marcelo Rebelo de Sousa entendemos que esta visita ao Presidente da Republica deverá ser assinalada de forma especial e marcante. Fazemos um apelo no sentido de os nossos associados publicarem nas suas edições distribuídas na semana que hoje, dia 13 de junho, começa, ou nos seus sites ou através de carta enviada à Associação ou ao Gabinete do Presidente da Republica, uma mensagem dirigida ao Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa, expressando as matérias que entenderem convenientes e necessárias.
Os Presidentes dos corpos sociais das Associações que se deslocarão a Belém farão a entrega ao Presidenta da Republica dos exemplares, em papel ou digitais, que tiverem tais mensagens, ou de cópias de mails ou cartas que entretanto nos fizerem também chegar.
A voz de todos é indispensável para a defesa da missão da imprensa portuguesa, centenária, digital, diversa e plural, que quer ser livre e respeitada.
Esperamos entusiástica adesão.
AIC, API, VISAPRESS
Obs: Apelamos para a V/contribuição ativa, no sentido de nos fazerem chegar, o mais rapidamente possível, todos os apelos, preocupações e solicitações, que achem conveniente colocar nas V/edições e/ou sites, bem como a carta ou mensagem, que eventualmente já enviaram, ou pretendem fazer chegar à Presidência da República, para que juntemos todos os documentos e os possamos entregar, em mão, ao Senhor Presidente da República, a fim de que juntos possamos resolver ou minimizar muitos dos problemas que afetam a imprensa regional, nomeadamente:
- A questão da reclassificação indiscriminada pela ERC das publicações da AIC como doutrinárias;
- A questão da lei da transparência da propriedade dos meios, que tem causado tantos problemas aos meios de pequena dimensão.
Mas, claro que podem acrescentar muitos outros temas que achem relevantes e de interesse para levarmos ao conhecimento da Presidência da República.
Com os melhores cumprimentos,
A direção da AIC