Partilha de fotografias – fotos.aiic.pt

Apresentação

Partilhar fotografias e fazer chegar as imagens dos acontecimentos nas várias regiões do país a todo o mundo. É esse o objetivo da ferramenta de partilha que a Agência Ecclesia, a Associação de Imprensa de Inspiração Cristã e a Missão Press lançam, com o propósito de facilitar o conhecimento dos eventos registados e a pesquisa entre os álbuns disponíveis.

A ferramenta de partilha de fotografias agora criada, aberta, utiliza dois recursos: o flickr para armazenamento e pesquisa de acordo com o autor das fotografias e uma página da internet (fotos.aiic.pt) fotos.aiic.pt onde se divulgam as reportagens fotográficas do último mês e se faz uma listagem de todos os álbuns registados pelos fotógrafos que integram esta rede.

Podem integrar esta rede de partilha fotógrafos, os títulos da imprensa regional, gabinetes ou secretariados de comunicação e outros órgãos de comunicação social.

A grande mais-valia desta ferramenta de partilha é dar a conhecer as imagens existentes e facilitar o acesso ao arquivo dos que integram este projeto.

A operacionalização da partilha de imagens em fotos.aiic.pt é realizada pelo João Fernandes, da Missão Press, e o Manuel Costa, da Agência Ecclesia.

Para qualquer esclarecimento, aqui ficam os contactos: joao.missaopress@gmail.com; manuelcosta@ecclesia.pt

Procedimentos e normas

  1. Os direitos de autor das fotografias partilhadas em fotos.aiic.pt são de cada fotógrafo e a sua cedência é gerida pelo próprio;
  2. As imagens são partilhadas numa conta flickr criada e gerida por cada fotojornalista;
  3. O portal fotos.aiic.pt agrega as fotografias publicadas nas contas flickr aderentes a esta rede de partilha;
  4. Cada imagem é publicada no flickr nas dimensões, com a qualidade e o formato que cada fotojornalista decidir;
  5. A rede de partilha sugere que as fotografias sejam publicadas em baixa qualidade e/ou com marca de água e sejam solicitadas ao respetivo autor por email;
  6. Se o primeiro interesse do fotojornalista for a divulgação do seu trabalho, sugerimos que as fotografias sejam disponibilizadas de forma aberta em alta qualidade;
  7. O portal fotos.aiic.pt tem por objetivo divulgar trabalhos de fotojornalismo ligados a projetos editoriais de inspiração cristã e aproximar as várias reportagens fotográficas realizadas de um maior número de meios de comunicação social.