Parcerias

A direção da AIC tem mantido contatos com a API com o objetivo de desenvolver iniciativas de interesse comum. A união de esforços pode trazer vantagens a ambas as associações. É o caso de acordos com os CTT, cuja negociação tem sido levada por diante pela API também em nome da AIC.

Cluster para a CS da Universidade de Aveiro

Recentemente AIC e API mantiveram conversas sobre duas iniciativas que podem ter interesse. Em primeiro lugar refiro a iniciativa de criar um «cluster» para a comunicação social. Com a sua criação seria possível apresentar projetos ao Portugal 2020 em conjunto para financiamento de iniciativas. As vantagens são evidentes: os projetos seriam mais bem preparados em conjunto, teriam mais força e, por conseguinte, maior probabilidade de serem aprovados. Acontece que não se conseguiu o objetivo da criação do cluster e foi sugerido que se participasse num cluster já existente na Universidade de Aveiro: www.tice.pt.

Depois de contatar esta entidade conseguiu-se um acordo para integrar o cluster. A adesão terá um período inicial de experimentação com a duração de seis meses. Significa que, durante este período a AIC inscreve-se sem qualquer encargo, estando habilitada a apresentar projetos para concorrer ao Portugal 2020. Decorrido esse período, decidirá se opta por permanecer no cluster, ou se o abandona. Os sócios da AIC poderão, a partir deste momento, pensar na apresentação de projetos. Quem estiver interessado deverá contatar a direção.

Fundo Google para projetos da comunicação digital

A Google disponibilizou uma verba de 150 milhões de euros para a Europa, durante três anos, destinada a projetos de comunicação social digital. Os projetos até 50 mil euros serão financiados a cem por cento. As condições do concurso são mínimas, embora exigentes: projeto inovador na área do digital. Infelizmente o prazo de concurso é muito curto – até 4 de dezembro de 2015 – limitando muito a possibilidade de apresentar um projeto que possa ser vencedor. Nestas condições, resta aos associados da AIC começar a pensar em projetos para o próximo ano.